1
resposta

Pong Finalizado para Vs PC e Multiplayer com ajustes.

Foi bem interessante realizar esse projeto. Abaixo irei explicar as mudanças que fiz no modo Vs PC.

Código - Vs PC https://editor.p5js.org/diegosxe18/sketches/XlB7EF7rn

Código - Multiplayer https://editor.p5js.org/diegosxe18/sketches/2ZJnsE3dnT

Primeiramente, em cada modo de jogo, somente deixei os códigos necessários para ele executar, dando uma pequena reduzida no tamanho do código.

Agora a parte mais importante, a mudança que realizei no Vs PC. No exemplo que tem no final do curso para fazer o oponente errar, praticamente te faz o vencedor do jogo, porque quando inicia, você já faz 1 ponto (porque os pontos do jogador são maiores ou iguais do seu oponente, forçando ele a errar de início). Desde então o oponente não erra mais, até você errar e ele marcar um ponto. Quando isso acontecer, iremos voltaremos a situação de empate e assim o oponente vai errar automaticamente em seguida.

Para não ficar entre nunca ganhar ou sempre ganhar, tentei achar um meio termo. Criei a variável chanceErrar = 0 e sempre que o jogador acerta com sua raquete, a chanceErrar recebe um incremento (+11). Essa variável vai influenciando na coordenada y da raquete do oponente, fazendo ele errar em um determinado momento. Quando a bolinha tocar novamente sua raquete depois do erro do oponente, a chanceErrar irá retornar para o valor 0. Para deixar um pouco mais difícil ainda o jogo, a cada ponto do oponente, essa variável recebe uma redução (-11). Essa redução se estabiliza em 0.

Dessa maneira, dá a pequena sensação de quanto melhor você jogar, vai fazer com o oponente vá cometendo erros, e enquanto o oponente mais marcar pontos, melhor ele ficará. Tinha mais algumas coisa que tentei fazer, mas não acabou saindo do jeito que eu queria, porém cheguei nisso que me deixou satisfeito.

Obs: A escolha nos valores do incremento e redução foi após realizar alguns testes para achar um valor que não travasse a bolinha na raquete do oponente e tivesse a dificuldade que eu desejava.

1 resposta

grande dica

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software