Olá! Vou deixar aqui o meu projeto do jogo Pong na linguagem Javascript e também o link dele no p5.js Web Editor. Qualquer sugestão de melhoria será muito bem vinda! :) https://editor.p5js.org/lima1053/sketches/7DgqX7ast
//Variáveis da bolinha
let xBolinha = 300
let yBolinha = 200
let diametro = 15
let raio = diametro/2
//Velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
//Variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
let colidiu = false;
//Variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
//Placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
//Sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
//Erros do oponente
let chanceDeErrar = 0;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaMinhaRaquete();
colisaoRaqueteBiblioteca(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
colisaoRaqueteBiblioteca(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
incluiPlacar();
marcaPonto();
}
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda(){
if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= -1
}
}
function mostraRaquete(x,y){
rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}
function movimentaMinhaRaquete(){
if(keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if(keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
}
function colisaoRaqueteBiblioteca(x, y){
colidiu = collideRectCircle(x, y,raqueteComprimento,raqueteAltura,
xBolinha,yBolinha,raio);
if (colidiu){
velocidadeXBolinha *= -1;
if(xBolinha > 500){
xBolinha -= 10;
}
else{
xBolinha += 10;
}
raquetada.play();
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar;
calculaChanceDeErrar();
}
function calculaChanceDeErrar() {
if (pontosDoOponente >= meusPontos) {
chanceDeErrar += 1
if (chanceDeErrar >= 39){
chanceDeErrar = 40
}
} else {
chanceDeErrar -= 1
if (chanceDeErrar <= 35){
chanceDeErrar = 35
}
}
}
function incluiPlacar(){
stroke(255);
textAlign(CENTER);
textSize(16);
fill(color(0, 0, 255));
rect(150, 10, 40, 20);
fill(255);
text(meusPontos, 170, 26);
fill(color(0, 0, 255));
rect(450, 10, 40, 20);
fill(255);
text(pontosDoOponente, 470, 26);
}
function marcaPonto(){
if(xBolinha > 590){
meusPontos +=1;
ponto.play();
}
if(xBolinha < 10){
pontosDoOponente += 1;
ponto.play()
}
}