Primeiro curso concluído.
//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 18;
let raio = diametro/2;
let velocidadeXBolinha = 7;
let velocidadeYBolinha = 7;
//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let wRaquete = 10;
let hRaquete = 90;
//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
//variáveis placar
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;
let colidiu = false;
let chanceDeErrar = 0;
//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(000);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBolinha();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaMinhaRaquete();
movimentaRaqueteOponente();
//verificaColisaoRaquete();
verificaColisaoRaqueteBiblioteca(xRaquete, yRaquete);
verificaColisaoRaqueteBiblioteca(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
incluiPlacar();
marcaPonto();
divisoria();
}
function divisoria(){
rect(300, 0, 2, 400);
}
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBolinha(){
if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x,y){
rect(x, y, wRaquete, hRaquete);
}
function movimentaMinhaRaquete(){
if(keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -=10;
}
if(keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete +=10;
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - wRaquete / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar;
calculaChanceDeErrar();
}
function verificaColisaoRaquete(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + wRaquete && yBolinha - raio < yRaquete + hRaquete && yRaquete + raio > yRaquete){
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function verificaColisaoRaqueteBiblioteca(x,y){
colidiu = collideRectCircle(x, y, wRaquete, hRaquete, xBolinha, yBolinha, raio);
if(colidiu){
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function incluiPlacar(){
stroke(255);
textAlign(CENTER);
textSize(16);
fill(color(255,140,0));
rect(130, 10, 40, 20);
fill(255);
text(meusPontos, 150, 26);
fill(color(255,140,0));
rect (430, 10, 40, 20);
fill(255);
text(pontosOponente, 450, 26)
}
function marcaPonto(){
if(xBolinha > 590){
meusPontos +=1;
ponto.play();
}
if(xBolinha < 10){
pontosOponente +=1;
ponto.play();
}
}
function calculaChanceDeErrar() {
if (pontosOponente >= meusPontos) {
chanceDeErrar += 1
if (chanceDeErrar >= 39){
chanceDeErrar = 40
}
} else {
chanceDeErrar -= 1
if (chanceDeErrar <= 35){
chanceDeErrar = 35
}
}
}