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resposta

Pong em JS concluído.

Primeiro curso concluído.

//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 18;
let raio = diametro/2;

let velocidadeXBolinha = 7;
let velocidadeYBolinha = 7;

//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let wRaquete = 10;
let hRaquete = 90;


//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

//variáveis placar
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;

let colidiu = false;
let chanceDeErrar = 0;

//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;

function preload(){
  trilha = loadSound("trilha.mp3");
  ponto = loadSound("ponto.mp3");
  raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}


function setup() {
  createCanvas(600, 400);
  trilha.loop();
}

function draw() {
  background(000);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBolinha();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaMinhaRaquete();
  movimentaRaqueteOponente();
  //verificaColisaoRaquete();
  verificaColisaoRaqueteBiblioteca(xRaquete, yRaquete);
  verificaColisaoRaqueteBiblioteca(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  incluiPlacar();
  marcaPonto();
  divisoria();

}

function divisoria(){
  rect(300, 0, 2, 400);
}

function mostraBolinha(){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBolinha(){
  if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }

  if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }  
}

function mostraRaquete(x,y){
  rect(x, y, wRaquete, hRaquete);
}

function movimentaMinhaRaquete(){
  if(keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -=10;
  }
  if(keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete +=10; 
  }
}

function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - wRaquete / 2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar;
  calculaChanceDeErrar();
}

function verificaColisaoRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + wRaquete && yBolinha - raio < yRaquete + hRaquete && yRaquete + raio > yRaquete){
    velocidadeXBolinha *= -1;
    raquetada.play();
  }
}

function verificaColisaoRaqueteBiblioteca(x,y){
  colidiu = collideRectCircle(x, y, wRaquete, hRaquete, xBolinha, yBolinha, raio);
  if(colidiu){
    velocidadeXBolinha *= -1;
    raquetada.play();
  }
}

function incluiPlacar(){
  stroke(255);
  textAlign(CENTER);
  textSize(16);
  fill(color(255,140,0));
  rect(130, 10, 40, 20);
  fill(255);
  text(meusPontos, 150, 26);
  fill(color(255,140,0));
  rect (430, 10, 40, 20);
  fill(255);
  text(pontosOponente, 450, 26)

}

function marcaPonto(){
  if(xBolinha > 590){
    meusPontos +=1;
    ponto.play();
  }
  if(xBolinha < 10){
    pontosOponente +=1;
    ponto.play();
  }
}

function calculaChanceDeErrar() {
  if (pontosOponente >= meusPontos) {
    chanceDeErrar += 1
    if (chanceDeErrar >= 39){
    chanceDeErrar = 40
    }
  } else {
    chanceDeErrar -= 1
    if (chanceDeErrar <= 35){
    chanceDeErrar = 35
    }
  }
}
1 resposta

Olá, Thais! Espero que esteja tudo bem com você!

Parabéns pela conclusão do curso e muito obrigada por compartilhar seu progresso conosco!

Gostei muito do seu projeto e a ideia de inserir uma linha no meio do "campo" do pong ficou excelente! Isso prova que você está assimilando o conteúdo, continue a aplicar seus conhecimentos em mais implementações assim que se sentir mais confiante. Aqui pelo fórum também temos algumas ideias bem legais para desenvolvimento do pong.

Um grande abraço e bons estudos!