Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Pong em javascript

Olá! Estou tentando criar uma versão do pong em javascript, mas estou com dificuldade em animar a bolinha. A bolinha segue o mesmo padrão de colisão na diagonal, e não aleatoriamente como deveria, onde estou errando? . Segue a função:

    function atualizaTela() {

        limpaTela();
        criaRetangulo(10, yr);
        criaBolinha(xb, yb, 5);

        xb += sentido
        yb += sentido

        if(xb > 600 || xb < 0) {
            sentido *= -1;
        }

        if(yb > 400 || yb < 0) {
            sentido *= -1;
        }

        console.log(xb, yb)
    }
1 resposta
solução!

Oi Davi, tudo bom?

nesse caso o erro não é seu, nem chega a ser um erro de fato. Acontece que sempre que mudamos o sentido da bolinha só estamos invertendo o valor do sentido. Mas não mudamos o sentido no eixo X e no Y separadamente.

O que vc pode fazer é sempre que a bolinha bater na parte de cima ou de baixo vc tem uma variável sentidoY que é alterada e no caso da bolinha bater na esquerda ou direita vc muda uma variável sentidoX

Se vc fizer isso é mudar o deslocamento da bolinha para usar o sentidoX e sentidoY nos eixos respectivos já vai melhorar muito. Outro ponto é tentar mudar para um valor diferentes de 1 e -1. Por exemplo, se a bolinha colidir vc gera um número aleatório para o sentido e coloca o sinal( positivo/negativo) correspondente. Ai na próxima vez que a bolinha colidir vc tem outro número. Dessa maneira ela vai ficar mais aleatória.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software