Consegui finalizar o meu jogo! \o/
//variaveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametroBolinha = 18;
let raioBolinha = diametroBolinha / 2;
//velocidade da bolinha
let velociadadeXBolinha = 4;
let velociadadeYBolinha = 4;
//variaveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let larguraRaquete = 8;
let alturaRaquete = 90;
//variaveis da raquete do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYDoOponente;
let colidiu = false;
//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
//sons do jogo
let somDaRaquetada;
let somDoPonto;
let somDaTrilha;
//chance de errar
let chanceDeErrar = 0;
function setup() {
createCanvas(600, 400);
somDaTrilha.loop();
}
function preload(){
somDaTrilha = loadSound("trilha.mp3");
somDoPonto = loadSound("ponto.mp3");
somDaRaquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}
function draw() {
background(20);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaBordaComBolinha();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaMinhaRaquete();
//verificaColisaoComRaquete();
colisaoDasRaquetesDoGithub(xRaquete, yRaquete );
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteDoOponente();
colisaoDasRaquetesDoGithub(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
incluiPlacar();
marcaPonto();
}
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, diametroBolinha);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velociadadeXBolinha;
yBolinha += velociadadeYBolinha;
}
function verificaBordaComBolinha(){
if (xBolinha > (width - raioBolinha) || xBolinha < raioBolinha ){
velociadadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha > (height - raioBolinha) || yBolinha < raioBolinha ){
velociadadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x, y){
rect(x, y, larguraRaquete, alturaRaquete);
}
function movimentaMinhaRaquete(){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
}
function verificaColisaoComRaquete(){
if( (xBolinha - raioBolinha < xRaquete + larguraRaquete) && (yBolinha + raioBolinha < yRaquete + alturaRaquete) && (yBolinha + raioBolinha > yRaquete)){
velociadadeXBolinha *= -1;
somDaRaquetada.play();
}
}
function colisaoDasRaquetesDoGithub(x, y){
colidiu = collideRectCircle(x, y, larguraRaquete, alturaRaquete, xBolinha, yBolinha, raioBolinha);
if (colidiu){
velociadadeXBolinha *= -1;
somDaRaquetada.play();
}
}
function movimentaRaqueteDoOponente(){
velocidadeYDoOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - alturaRaquete/2 -30 ;
yRaqueteOponente += velocidadeYDoOponente + chanceDeErrar;
calculaChanceDeErrar();
}
function incluiPlacar(){
stroke(255);
textSize(16);
textAlign(CENTER);
fill(color(220,20,60));
rect(155, 10, 40, 20 );
fill(255);
text(meusPontos, 175, 26);
fill(color(220,20,60));
rect(405, 10, 40, 20 );
fill(255);
text(pontosDoOponente, 425, 26);
line(300, 5, 300, 395);
}
function marcaPonto(){
if(xBolinha > 590){
meusPontos++;
somDoPonto.play();
}
if(xBolinha <10){
pontosDoOponente++;
somDoPonto.play();
}
}
function calculaChanceDeErrar() {
if (pontosDoOponente >= meusPontos) {
chanceDeErrar += 3
if (chanceDeErrar >= 39){
chanceDeErrar = 40
}
} else {
chanceDeErrar -= 3
if (chanceDeErrar <= 35){
chanceDeErrar = 35
}
}
}