1
resposta

Pong com scratch - não pontua na parte inferior e não consigo fazer ponto no adversário

Olá.

Fiz o exercício com base na aula disponibilizada. Fiz alguns ajustes com base no que li aqui no fórum, mas continuo encontrando alguns erros no meu jogo.

O link é este: https://scratch.mit.edu/projects/601787819

Quando a bolinha bate na raquete do oponente, e vai em direção ao quadro inferior esquerdo, não faz o ponto. Somente pontua quando bate no quadro superior esquerdo.

Também notei que nunca consigo fazer pontuação sobre o adversário.

O que posso estar fazendo de errado?

Grata pelo auxílio.

1 resposta

Olá Flávia, como vai?

Verifiquei aqui o seu jogo e a pontuação no lado do jogador e está funcionando normalmente, pontuando tanto quando bate na área superior à raquete quanto quando bate na área inferior. Caso não seja essa a questão, poderia me detalhar um pouco melhor o que está acontecendo?

Quanto a conseguir fazer pontos no adversário precisamos alterar o valor que está sendo atribuído à variável posição y da bolinha, com isso vamos conseguir ter uma margem de erro da raquete do oponente e fazer pontos. Aqui funciona assim, quanto maior o valor que subtraímos da posição y maior a margem de erro da raquete do oponente em relação à bolinha. Testei aqui no seu jogo e o valor de 50 funcionou bem, errando e acertando algumas vezes, ficaria assim o código:

Indicação de onde alterar o valor da variável

Esse valor de 50 você pode ir alterando e testando no seu jogo pra ver qual valor vai funcionar melhor pra você, beleza?

Espero ter ajudado e se tiver alguma dúvida é só retornar por aqui.

Bons estudos =D