Ois
Pomodoro: Eu usei muito a técnica pomodoro e parei até me ver novamente perdendo foco e tempo, então voltei a usar. Gosto de usá-la sobre um viés que não vi (ou percebi) no curso que é pra mensurar o tempo, ou seja, eu sei quando rendeu o meu dia de acordo com a quantidade de pomodoros realizados, entre as várias tags/marcadores/etiquetas que uso (tenho inclusive uma pra procrastinação), além do normal da técnica que é de ter um cronometro na tua frente pra te manter focado no trabalho (25 minutos) ou na folga (5m). Há vários apps mas o que acabei simpatizando foi o GoodTime (baixei via F-Droid mas há no Play Store) que é minimalista, usa etiquetas, gera gráficos de tempo das etiquetas, permite ajustar a duração (eu uso 27 ao invés de 25m) e permite encerrar a conexão wifi enquanto roda um pomodoro.
SongDoro: Se gosto ou tá acostumado a trabalhar ouvindo música, da pra unir as coisas com a técnica de SongDoro, onde cria-se uma playlist de mais ou menos 25m de músicas sendo a última uma power music, ai entra uma calma que seria a da folga de 5m e depois volta a outra sequência de músicas pra focar no trabalho/estudo. Tem apps (ñ testei, mas na Play Store achei) pra isso ou dá pra montar uma playlist em plataformas (Spotify tem 1 pronta), é interessante, todavia eu prefiro se for ouvir algo pra trabalhar é serem músicas instrumentais, sejam versões (ex. busquem rock instrumental) ou de jogos de video-game ou trilhas de filmes (ex. as do Hans Zimmer).
Abafador: Usar fones de ouvido é excelente em um ambiente com mais pessoas pois informa pro outro "não quero ser incomodado", todavia a grande maioria não tem uma eliminação de ruídos se não tiver tocando um áudio, e nem sempre ter algo tocando vai te ajudar a focar, é melhor o silêncio. Ai pra isso recomendo muito irem numa loja de EPI e testarem alguns Abafadores de Ruído (os de arco de metal são os melhores, uso um Muffler que mal escuta o teclado enquanto digito), não vai te isolar do mundo só ele, mas se usar junto um intra-auricular de espuma ai é quase uma câmara de privação sensorial. Junto ao abafador de arco podem usar um fone de ouvido (intra)auricular ou até como fiz que foi incorporar nele um headphone, ficou bom mas não dá pra usar muito volume por causa da reverberação.
Acho que chega, já gastei 2 pomodoro (27m) escrevendo e validando as informações destes textos :)