Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Polimorfismo.

Sempre fiquei confuso na parte do polimorfismo, porque quase nunca acabo usando, qual a vantagem de usar o polimorfismo? Eu realmente não consegui pegar esse conceito.

Oque eu sei sobre polimorfismo, é que eu posso fazer isso.

public Class Conta {

}
public Class ContaCorrente extends Conta {
 // minha classe ContaCorrente é uma Conta agora.
}
public Class Teste {
    public static void main(String[] args)  {
        ContaCorrente contaCorrente = new Conta();
    }
}

Qual a vantagem disso? Até porque aqui irei trabalhar com atributos e metodos da classe Conta, e não de ContaCorrente né? E tem uma outra, não é muito bom usarmos herença porque pode quebrar o conceito de encapsulamento, então aqui não vejo nenhuma vantagem de usar.

4 respostas

Oi Alisson, tudo bem ?

Cara na verdade isso que você fez não deve funcionar, receio que sequer compile.

Vou tentar te ajudar.

Primeiro vou te mostrar a forma que funciona :

public Class Conta {

}
public Class ContaCorrente extends Conta {
 // minha classe ContaCorrente é uma Conta agora.
}
public Class Teste {
    public static void main(String[] args)  {
        Conta contaCorrente = new ContaCorrente();
    }
}

Bom, o polimorfismo, permite que você possa passar o objeto mais generico e receber um mais especifico, por exemplo:

public void transfere(Conta conta){
//
}

Repara que esse método transfere só recebe uma conta, ou seja, posso passar uma Conta ou qualquer filho dela que funcionará, invés de ter que criar um método especifico para cada tipo de Conta.

Verdade eu inverti kkkk, mals.

Sim sim essa vantagem eu percebo, então a principal vantagem em usar polimorfismo seria essa? Pode passar um Objeto generico? Entendi aisuhease, tá mais sobre a ragra de herança? Estou correto em afirmar que é bom fugirmos de herança certo? E sim composição.

Existem alguns design patterns que usam esse recurso.

solução!

Matheus correto então, viu poderia fazer um outro favor? Poderia ver se meu outro tópico ta correto a abordagem de relacionamento? Comenta algo lá para ver, porque quero tirar minha duvida, desde já muito obg.

Segue o link, e de novo obrigado, como sempre me ajudando, mais o esquisito é que quando mais apreendo mais tenho duvida aff.

https://cursos.alura.com.br/forum/topico-relacionamento-many-to-many-43225