Alguém pode me dizer se sempre que eu quiser utilizar o polimorfismo eu vou ser obrigado utilizar o abstractmethod?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Alguém pode me dizer se sempre que eu quiser utilizar o polimorfismo eu vou ser obrigado utilizar o abstractmethod?
Não necessariamente. O polimorfismo em Python pode ser alcançado através de herança e substituição de métodos em classes filhas sem a necessidade explícita de usar o abstractmethod. No entanto, o abstractmethod é uma ferramenta útil quando você está projetando uma classe base que espera que as subclasses implementem certos métodos.
O abstractmethod é usado para definir métodos em uma classe base que devem ser implementados pelas subclasses. Isso é útil quando você deseja garantir que todas as subclasses forneçam uma implementação para determinado método, mas a implementação exata pode variar dependendo do contexto.
Por exemplo:
from abc import ABC, abstractmethod
class Animal(ABC):
@abstractmethod
def fazer_som(self):
pass
class Cachorro(Animal):
def fazer_som(self):
return "Au Au"
class Gato(Animal):
def fazer_som(self):
return "Miau"
def fazer_barulho(animal):
print(animal.fazer_som())
cachorro = Cachorro()
gato = Gato()
fazer_barulho(cachorro) # Output: Au Au
fazer_barulho(gato) # Output: Miau
Neste exemplo, a classe Animal define um método abstrato fazer_som(). As subclasses Cachorro e Gato devem implementar esse método para serem consideradas corretamente como tipos de Animal. O polimorfismo é alcançado através do método fazer_barulho(), que aceita qualquer objeto Animal e chama o método fazer_som() sobre ele, sem precisar saber exatamente qual tipo de animal é.
obrigado pela resposta