Fala Diego, tudo bem ?
Pelo que pesquisei aqui, essa conversa foi causada a partir de um temor na comunidade sobre uso de licenças e reivindicação de patentes que aparentemente não estava muito claro a todos nos projetos do facebook, principalmente React.
Alguns posts e tweets chegaram a alarmar que o facebook poderia tomar seu código em casos específicos, mas na verdade não foi bem assim.
O React Native usa a licença BSD mais um adicional sobre patentes => https://github.com/facebook/react-native/blob/master/LICENSE. Milhares de produtos usam a mesma licença, que é livre para uso comercial. Ao que parece o desencontro de informações que gerou esse temor foi causado por uma clausula adicionada que basicamente dava direitos ao facebook, em casos de reivindicação de patentes do próprio facebook por terceiros, uma espécie de clausula de autodefesa.
É interessante perceber (com o post, citado pelo Wanderson) que mesmo tentando acalmar a comunidade acerca do desencontro o facebook decidiu re-licenciar seus projetos, como uma forma de demonstrar à comunidade que não há nenhum interesse pelo facebook sobre os produtos desenvolvidos com base nas ferramentas que eles disponibilizam.
Um outro indicador positivo é a quantidade de grandes empresas que possuem patentes e usam as soluções do facebook em seus produtos. Parece que foi mais uma tentativa de causar pânico mesmo sobre ferramentas que cada vez mais ganham espaço.
Espero ter ajudado. Abraço!