Olá, Willian! Tudo bem?
Espero que esteja gostando do curso!
Colocar em execução atividades é uma prática muito importante para internalizarmos o conteúdo.
O código que você forneceu tem alguns problemas. Vou apontá-los e sugerir correções:
- A chamada para gerar um número aleatório não está atribuída a uma variável. Você precisa armazenar o número gerado para poder compará-lo com as entradas do usuário.
- Falta comparar o número gerado aleatoriamente com a entrada do usuário para verificar se eles acertaram.
Aqui está uma versão corrigida do seu código:
import java.util.Scanner;
import java.util.Random;
public class Dados {
public static void main(String[] args) {
Scanner dados = new Scanner(System.in);
Random random = new Random();
int numeroSecreto = random.nextInt(101); // Gera um número aleatório entre 0 e 100
System.out.println("Jogo do adivinha, você terá 5 chances para acertar um número especial de 0 a 100");
for (int contador = 1; contador <= 5; contador++) {
System.out.println("Agora digite um número: ");
int palpiteDoJogador = dados.nextInt();
if (palpiteDoJogador == numeroSecreto) {
System.out.println("Parabéns! Você acertou o número secreto!");
break;
} else {
System.out.println("Você errou, tente novamente");
}
if (contador == 5) {
System.out.println("Você atingiu o número máximo de chances. O número secreto era: " + numeroSecreto);
}
}
}
}
Caso tenha ficado alguma dúvida em relação ao código ou curso, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição e ficarei super feliz em poder ajudar!
Um forte abraço e bons estudos!