Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Poderia ser usado apenas um .then()?

No caso a professora usou dois .then(). A minha dúvida é: eu poderia reescrever o código apenas com um .then()? Dessa forma:

.then(resposta => {
    resposta.json()
    console.log(resposta)
})
1 resposta
solução!

Oi, dev! Tudo bem?

Na verdade, não é possível reescrever o código apenas com um .then(), pois o método .json() retorna uma nova promessa, que precisa ser tratada com outro .then() para acessar os dados convertidos, portanto precisamos aguardar que a promessa seja resolvida antes de acessar os dados JSON.

Nesse caso, se removermos o segundo .then() e deixarmos apenas o .json() dentro do primeiro .then(), o código não vai funcionar corretamente. Isso porque o console.log(resposta) será executado antes da conversão para JSON, logo, não teremos acesso aos dados corretos.

Portanto, é necessário manter os dois .then() para que o código funcione corretamente e para conseguirmos acessar os dados convertidos.

Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software