Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Poderia resolver com Funções?

Sei que o exercicio pediu para criar uma classe... Mas posso criar um arquivo php com varias funções de validação? ai sempre que precisar validar algum dado especifico só importo a função?

5 respostas

Olá Gabriel,

não tenho o contexto do exercício, pode ser feito: sim! é o melhor? depende.

Gosto de classes, porque você deixa organizado o código, além de um acesso à valores e variáveis entre as funções.

Se for funções, as variavéis seriam passadas por paramêtros ou seriam globais. Já se utilizar classe, você pode intanciar elas, alterar, e entre as funções você pode permitir o reaproveitamento. Para depurar também fica um ambiente mais controlado.

Abraços

Desculpe não explicar o exercicio... Por exemplo o professor na aula pediu para que criasse uma classe cpf e outra titular, e dentro dessas classes ele verifica se o cpf é valido, e dentro da classe titular ele verifica se o nome é valido. E o motivo de fazer uma classe somente para o cpf foi de que poderia ter uma classe funcionarios tambem. Resumindo titular e funcionarios tem cpf e nome, minha pergunta seria posso criar um arquivo php somente com funções de validação de dados? tipo verifica se o nome está valido, verifica se o cpf ta valido, ai o que preciso é somente importar nas classes que precisar verificar alguns desses dados. e não criar uma classe separada para cada atributo para validar, que foi o que o professor fez.

e outra duvida que tinha é se é possivel importar somente uma função desse arquivo, igual é possivel com python 3 (from sympy import Symbol), mas pesquisando parece que não consigo fazer isso...

Desde já agradeço pela ajuda : )

Ah

Este vídeo do Rodrigo Branas achei ótimo, ele ficou 90% do tempo desenvolvimento através dos testes (TDD) e aplicando o SOLID. Tudo muito didático.

https://www.youtube.com/watch?v=BuSf7VsH064

Vale muito a pena assistir

Abraços

Obrigado ai Léo Assisti o começo e já ajudou bastante entender, vou assistir o outro tambem assim que acabar o primeiro video. Abraços ai. agradeço mesmo.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software