1
resposta

Podem comentar porque o DoCheck poderia otimizar o método atualizarLocalStorage()?

Uma vez que o DoCheck identifica alteração em qualquer componente eu não vi o sentido de usá-lo nessa etapa, já que os métodos de adicionarItemNaLista() e editarItemDaLista() já iriam atualizar o localStorage apenas com os dados necessários sem chamar o DoCheck a cada caracter digitado. Como o DoCheck poderia otimizar essa aplicação nessa etapa?

1 resposta

Olá, Danilo! Você está correto em sua observação. O DoCheck é um gancho do ciclo de vida do Angular que é chamado durante cada detecção de mudança do Angular, e pode ser usado para implementar lógica personalizada de detecção de mudança.

No contexto do seu questionamento, se os métodos adicionarItemNaLista() e editarItemDaLista() já estão atualizando o localStorage corretamente, então você pode não precisar do DoCheck para essa finalidade específica.

No entanto, o DoCheck pode ser útil em outros cenários onde você precisa realizar alguma ação sempre que qualquer mudança de dados ocorre no componente, não apenas quando um item é adicionado ou editado. Por exemplo, se você tivesse uma funcionalidade que dependesse do número total de itens na lista, e essa funcionalidade precisasse ser atualizada sempre que um item fosse adicionado, editado ou excluído, então o DoCheck poderia ser uma boa opção para implementar essa lógica.

Espero que isso esclareça sua dúvida! Se você tiver mais perguntas, fique à vontade para perguntar.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software