Olá,
Realizando as ligações conforme o exercício (imagem), sem a utilização de um resistor, o arduino é danificado?
Observações
setup
pinMode(13, INPUT);.sou leigo na área.
No aguardo,
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá,
Realizando as ligações conforme o exercício (imagem), sem a utilização de um resistor, o arduino é danificado?
Observações
setup pinMode(13, INPUT);.
sou leigo na área.
No aguardo,
Oi Mateus, é altamente recomendado que você use o resistor.
A função do resistor é limitar a corrente de energia. Não usar o resistor pode queimar o pino de seu arduíno.
Abraços!
Ok Philippe, então acho que seria interessante deixar um aviso antes de começar a montagem do circuito nos vídeos. Eu costumo fazer/montar as coisas junto com o vídeo. Não tive problemas pois estou utilizando um simulador (https://circuits.io/), mas se alguém que não tem muito conhecimento em eletrônica, igual a mim, for seguindo os vídeos pode ter problemas. Eu entendi que a intenção realmente é explicar como funciona e o motivo de precisar do resistor, mas falar que não pode só final, depois de montado, é algo que pode causar problemas.
De qualquer modo, gostei do curso, só tenho essa ressalva.