limitei a bolinha ao canvas, então ela corre livremente mas não pode se entocar em nenhuma borda. coloquei também um alert caso a pessoa pressione alguma outra tecla antes de usar as setas que avisa que as setas podem ser usadas para mover a bolinha pela tela
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var x = 20;
var y = 20;
// códigos do teclado
var esquerda = 37;
var cima = 38;
var direita = 39;
var baixo = 40;
// taxa de incremento
var taxa = 10;
function desenhaCirculo(x, y, raio) {
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
function atualizaTela() {
limpaTela();
desenhaCirculo(x, y, 10);
}
setInterval(atualizaTela, 20);
function leDoTeclado(evento) {
var tecla = evento.keyCode;
if (tecla == esquerda) {
x = x - taxa;
} else if (tecla == cima) {
y = y - taxa;
} else if (tecla == direita){
x = x + taxa;
} else if (tecla == baixo){
y = y + taxa;
} else if ((tecla != esquerda)
|| (tecla != cima)
|| (tecla != direita)
|| (tecla != baixo)){
alert('Use as setas do teclado ⇦ ⇧ ⇩ ⇨ para mover a bolinha.')
}
}
document.onkeydown = leDoTeclado;
</script>