1
resposta

Podcast educativo

Captação: é um programa “one woman only”, de material educativo. Estou fazendo gravações diárias para ir me acostumando com a minha própria voz em áudio e ir me soltando diante do microfone. Estou usando o Audacity, com o qual pretendo editar o material. Moro sozinha, em um apartamento silencioso, já com certo isolamento por causa das janelas antirruído. Tenho um cômodo bem isolado, com bons armários, até agora tenho obtido um bom resultado. E já identifiquei um horário com mínimo ruído da rua, para evitar quem adora tocar uma buzina. Tenho um microfone de lapela, mas pensei em adquirir um dinâmico, com melhor captação, até porque minha voz é naturalmente baixa.

Edição: Eu mesma farei a edição com o Audacity. Não tentei o Vegas, ainda para comparar. Como há controle absoluto da pauta, a edição servirá para remover ruídos, silêncios muito prolongados, possíveis falhas. Não trabalharei com trilhas dado o tipo de material a ser apresentado. Talvez uma pequena vinheta de abertura é só.

Identidade sonora: Se houver, será uma brevíssima vinheta de abertura.

Identidade visual: Como essa não é minha área, pensei em contratar serviços de terceiros para criar uma logomarca e fazer o projeto visual. Até porque precisarei de um espaço para deixar a íntegra dos textos apresentados no podcast, com comentários, orientações para quem quiser trabalhar com o material, exercícios etc.

Hospedagem: De início, a hospedagem estará restrita às plataformas de distribuição de podcasts, evitando-se gastos com os quais não posso arcar agora. Pensei em uma distribuidora digital para estar em todas as plataformas, como sotify. Não decidi nada a esse respeito, preciso de mais informações.

1 resposta

Oii, Maria! Tudo bem?

Muito interessante ver o seu interesse em produzir um podcast educativo! Muito bem!!

Vou tentar te ajudar com base nas informações que você compartilhou.

Sobre o microfone, um dinâmico pode ser uma boa escolha, especialmente se sua voz é mais baixa. Microfones dinâmicos são ótimos para ambientes não totalmente tratados acusticamente e podem captar a sua voz com mais clareza.

Que tal uma vinheta breve de abertura? É uma boa ideia para dar um toque profissional ao seu podcast. Mesmo sendo educativo, uma pequena introdução pode ajudar a definir o tom e preparar os ouvintes para o conteúdo. Dessa maneira, contratar um profissional para criar a logomarca e o projeto visual pode realmente fazer a diferença. Um bom design visual ajuda a atrair e manter a audiência. Além disso, ter um espaço para disponibilizar os textos e materiais complementares é uma excelente ideia. Isso pode aumentar o engajamento dos seus ouvintes e oferecer mais valor ao seu conteúdo.

E utilizar uma distribuidora digital para estar em várias plataformas é uma ótima estratégia. Spotify, entre outros, é excelente para alcançar uma audiência ampla sem custos iniciais. Bem, conforme o podcast cresce, considerar outras opções de hospedagem é uma boa ideia, que tal?

Caso tenha alguma pergunta ou dúvida, estarei aqui para te auxiliar, certo?

Abraços e até breve!!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!