Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Pod não aparece

Eu execumando o minikube start...

minikube v1.27.1 on Ubuntu 20.04 Using the virtualbox driver based on user configuration Starting control plane node minikube in cluster minikube Creating virtualbox VM (CPUs=2, Memory=3900MB, Disk=20000MB) ... Preparing Kubernetes v1.25.2 on Docker 20.10.18 ... Generating certificates and keys ... Booting up control plane ... Configuring RBAC rules ... Verifying Kubernetes components... Using image gcr.io/k8s-minikube/storage-provisioner:v5 Enabled addons: storage-provisioner, default-storageclass Done! kubectl is now configured to use "minikube" cluster and "default" namespace by default

Porem, não consigo visualizar os pods. Ao executar o comando "kubectl get pod", e exibida a mensagem "No resources found in default namespace.", mas a VM e criada no virtual box.

NAME STATUS AGE default Active 14m kube-node-lease Active 14m kube-public Active 14m kube-system Active 14m

VM

5 respostas

Oi, Dgidgio. Tudo bem?

Você chegou a executar o kubectl run nginx-pod --image=nginx:latest, pois sem que um pod esteja em execução não terá mesmo o que mostrar para você. Acredito que você tenha iniciado o minikube, mas não tenha executado o pod.

Pode executar o comando que citei acima e verificar se o kubectl get pods funciona como esperado?

Espero ter ajudado. Bons estudos!

Eu segui os comandos na ordem do vídeo, que seria inicialmente criar o cluster no minikube e em seguida executa o comando "kubectl get pods".

Nao entendi por que eu teria que executar esse comando (kubectl run nginx-pod --image=nginx:latest), se no vídeo ele primeiro executa o "minikube start --vm-driver=virtualbox", e em seguida o "kubectl get pods", e o pod aparece normalmente.

Gostaria de entender, por que no meu caso, eu tenho que executar esse comando e no vídeo nao foi preciso. Obrigado!

NAME READY STATUS RESTARTS AGE nginx-pod 1/1 Running 0 110m

solução!

Oi, Dgidgio.

Acredito que você confundiu dois comando diferentes. No vídeo de instalação, o instrutor executa o minikube start --vm-driver=virtualbox e depois o kubectl get nodes, mas você escreveu anteriormente kubectl get pods.

Mostrado no minuto 4:25, na aula https://cursos.alura.com.br/course/kubernetes-pods-services-configmap/task/79650:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

E você disse que executou o get pod não get nodes:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Para que o comando kubectl get pods, primeiro um pod deve ser executado, pois ele lista os pods em execução. Já o kubectl get nodes retorna os components do cluster, ou seja, a VM do virtualbox que está rodando o kubernetes no nosso caso.

Omds, to estudando demais, so pode. hehehe. Desculpa entao.

Se quiserem excluir o topico, para nao poluir/confundir os outros , eu agradeco.

E muito obrigado!

Hahaha, acontece! Não tem motivos para pedir desculpas!

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software