1
resposta

PO pode ser do cliente? Quais impactos positivos? Quais positivos?

Atualmente trabalho em um projeto em que o PO é o próprio cliente e isso algumas vezes gera desconforto por parte do time, o que voces pensam sobre isso ? alguma dica de como melhorar as dinâmicas, principalmente a Retro ?

1 resposta

Na verdade essa é uma grande indagação. O PO interno tem todas as competências e pode se dedicar ao projeto de forma adequada? Se a resposta for positiva ele pode sim ter esse papel. O que é esquecido no processo é que mesmo sendo interno o PO é parte do time Scrum (raiz), ou seja, naquele momento ele faz parte da equipe e não é um espião do cliente dentro do projeto. Assim sendo, ele tem que ser comprometer e ser cooperativo com o time. No caso de problemas com isso a melhor forma é ser transparente, colocar a questão na pauta. O Scrum Master pode ajudar na questão de reforçar os pilares e valores do Scrum. Vocês podem usar dinâmicas para melhorar a confiança entre os membros do time, gosto de chamar o RH para ajudar com isso. Lembrando sempre que a Retrospectiva não deve ser uma lavagem de roupa suja, e deve ser utilizada para melhorar o processo e não para colocar as pessoas no foco.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software