1
resposta

PM vs PO

Na minha visão, acho que depende muito do contexto da empresa e dos times de produtos. Entendo que PO é um papel dentro do Scrum e que hoje é usado como uma profissão dentro de times de Produtos. Tem times que conseguem usar ambas as pessoas no mesmo time, onde um cuida mais da estratégia e ou cuida mais do tático. Porém, vejo que PMs tem habilidades e conhecimento para fazer o papel do PO, como já acontece em muitas empresas. Marty Cagan já expôs que as empresas deveriam ter apenas PMs, mas como eu disse acima, depende do contexto do time. Vejo que ambos tem responsabilidades semelhantes, em alguns casos, mas não iguais. Vejo o PM como uma pessoal um pouco mais completa e que pensa de forma 360º para resolver o problema, enquanto o PO tem um olhar mais pro Backlog e se preocupa com o que precisa ser entregue.

1 resposta

Oi, Humberto. Tudo bom?

Obrigada por compartilhar sua reflexão conosco e enriquecer nosso fórum. Te desejo uma ótima jornada de estudos.

Abraços.

Se essa resposta te ajudou,Humberto, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!