1
resposta

PM - dúvidas gerais

Estou iniciando o estudo na parte de PM e tenho algumas dúvidas:

• Há na literatura um número máximo de produtos que um PM pode conduzir ao mesmo tempo?
  • Normalmente em qual área da empresa fica o PM? Em uma área de negócio, uma área de planejamento estratégico, uma área de TI?
1 resposta

Olá, Carlos! Seja bem-vindo ao estudo de Produtos! Ficamos muito felizes com seu interesse!

• Não há um número máximo de produtos que um PM pode conduzir ao mesmo tempo na literatura. Isso pode variar de acordo com a complexidade dos produtos, o tamanho da equipe e a capacidade de gerenciamento de cada PM. Alguns PMs podem lidar com vários produtos simultaneamente, enquanto outros preferem se concentrar em um único produto para garantir um gerenciamento mais eficaz. O que tenho de conhecimento é sobre equipes. Um PM pode ficar com uma ou mais equipes, dependendo de sua senioridade, mais do que duas equipes não é recomendável, até mesmo por uma questão de tempo, participação em cerimonias, etc.

• Quanto à área da empresa em que o PM normalmente fica, isso pode variar de acordo com a estrutura organizacional de cada empresa. Em algumas empresas, o PM pode estar em uma área de negócios, trabalhando em estreita colaboração com as equipes de vendas e marketing. Em outras empresas, o PM pode estar em uma área de planejamento estratégico, ajudando a definir a visão e a estratégia do produto. E em algumas empresas, o PM pode estar em uma área de TI, trabalhando em conjunto com os desenvolvedores para garantir a entrega do produto. É importante ressaltar que a posição do PM pode variar e não há uma resposta definitiva para essa pergunta, porque ela está relacionada ao tipo de produto que a empresa fornece.

Uma recomendação é, caso você conheça pessoas que trabalham na área de tecnologia, perguntar onde o PM atua na empresa em que elas trabalham. Assim você poderá ter alguns exemplos de atuação. Também recomendo fortemente o blog da nossa parceira PM3. Há vários títulos que acredito que possam te interessar.

Espero ter ajudado. Bons estudos!

Carlos, se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!