Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Plataforma de integração

Boa noite, queria fazer pesquisas sobre criação, tecnologias, métodos sobre plataforma de integração de dados. Primeiramente é esse ou existe um termo mais adequado ? Alguém recomenda algum livro ou blog ?

Qualquer coisa que aborde a área ajuda, vlw

6 respostas

Oi Thiago, tudo bem? O termo "plataforma de integração de dados" me parece confuso. Eu não entendi bem, poderia explicar melhor pra ver se eu consigo te indicar algo?

Acho que o termo mais adequado sera Data WareHouse

Isso, me parece se encaixar mais. Você procura um curso que ensine a criar um serviço desses é?

Caso seja, infelizmente não temos um curso específico, mas temos alguns cursos que podem ser muito úteis para você ter a base necessária para construir algo assim.

Os cursos de Infra, programação e integrações são os essenciais, claro, você precisa escolher uma plataforma que esteja familiarizado. Depois precisa também estudar questões de segurança das integrações, etc.

Legal vou dar uma olhada, mas queria saber também coisas mais técnicas como melhores práticas, linguagens que são melhores para tal feito, banco e etc. Não consegui achar algo satisfatório nas pesquisas que fiz.

solução!

Não vai achar algo que afirme isso Thiago. Frases como "A melhor tecnologia para fazer isso ou aquilo" são sempre suspeitas, por que o melhor depende de muitaaa coisa. Depende muito do que seu serviço vai oferecer.

Você pode recorrer as plataformas mais robustas, com mais tempo de mercado. Ai você vai se deparar com Java e C# como linguagens, que são mais corporativas, banco de dados Oracle ( ou mesmo postgre me parece bom também).

Depende muito, mas muito mesmo. Muitos desses serviços usam um agrupamento muito variado de tecnologias envolvidas e isso será descoberto com o tempo. Definir tudo antes de fazer algo não é uma coisa saudável nos dias de hoje, você vai se ver enfrentando os mesmos problemas da engenharia de software dos anos 90.

Então a dica mais legal é: comece com algo que você tem afinidade, vá construindo, quando encontrar uma limitação, ai sim você pensa se vale a pena adicionar uma nova tecnologia ou pensar em outra solução.

Ok, valeu por tudo

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software