2
respostas

Plano e sequência de estudo dúvidas.

Olá galera primeiramente bom dia a todos, sou Aluno da alura a algum tempo no entanto desisti algumas vezes de dar continuidade nos estudos por ter muita dificuldade de conseguir gravar tantas informações em minha cabeça, no entanto é uma área que me deixa com os olhos brilhando e com o sorriso na testa. Por tanto gostaria muito de não desistir novamente e dar continuidade nos estudos, atualmente estou estudando C# pois a linguagem me encanta eu não consigo explicar o real motivo disso, mas como atuo na area de games eu gostaria de começar desenvolvedor meus próprios projetos trabalhando com C# e com a Engine ( Unity ). A longo prazo a ideia é absorver o máximo de conteúdo possível relacionado ao desenvolvimento de C# como um todo então decidi criar esse tópico para que alunos ou até mesmo instrutores da alura possa me instruir de uma forma melhor, assim fazendo com que eu consiga seguir o plano de estudo ideal. Estudo de 4 a 5 horas por dia e gostaria de saber se estou no caminho certo.

Sequência de formações :

1. C#
  2. .NET para web
  3. .NET API
  4. Testes em C#
  5. Boas práticas em C#
  6. Certificação C#
  7. Desenvolvimento de Jogos.

Gostaria da opinião de vocês, devo seguir dentro dessa sequência de formação ou me aconcelha estudar 2 horas de um assuto e 2 horas de outro assunto ? Confesso que estou com dificuldade de gravar todo conteúdo na cabeça, estava com hábito de ver a vídeo aula escrevendo o código, agora estou vendo a vídeo aula e tentando entender e decorar as linhas de código e fazer somente depois de toda aula ser assistida essa seria a melhor metodologia ? Por favor gostaria mesmo muito de uma ajuda para que eu possa dar continuidade. Obrigado desde-já. Abraço a todos !

2 respostas

Olá Marcos!

Se você estudar muitas coisas realmente ficará louco e desistirá facilmente. Não sou da stack do C#, mas o que posso dizer é que existe sim um degrau por vez, então veja a formação correta, acredito que na Alura tenha, ou continue pesquisando para ver por onde começar e ir subindo degrau por degrau. Você possui um ótimo ponto, que é ter tempo, então invista bem isso. Aconselho a praticar enquanto estuda, pois como você mesmo disse, são muitas informações, então se você assiste todo o vídeo pra depois praticar, vai ter que ficar voltando e voltando pra relembrar, mas se for aplicando cada detalhe que esteja aprendendo, é mais fácil de aprender, e você só vai " decorar " praticando muito, mas muito mesmo! E uma observação, nunca acredite que você irá decorar e saber tudo na ponta dos dedos, pois é quase impossível, mas você tem que aprender o conceito, porque assim saberá ler um código e saber o que ele faz, saberá o que tem que criar, mas como criar, isso aprenderá a cada implementação, pois mesmo sendo muito bom e experiente, sempre tem algo novo a aprender.

Pefeito obrigado pela resposta. Eu realmente estou focado nessa stack esse é meu objetivo principal concluír todos os cursos relacionados ao C# e ter uma qualificação nessa stack. Então você acha que acompanhar o conteúdo escrevendo o código junto com o professor é melhor do que apenas ver o vídeo e precisar ficar voltando depois ?

Eu tenho uma noção rasoavel sobre a logica de programação como um todo, acredito que isso facilita muito nos estudos o meu maior problema hoje é saber como e quando utilizar cógios especificos me entende ?

Um emplo :

1. Criar um sistema onde tenha
  2. Login
  3. Cadastro
  4. Verficar a idade minima para entrar nesse sistema
  5. Verificar o tipo de credêncial para entrar no sistema

Isso é apenas um exemplo dentro desse diagrama eu teria que utilizar um if(condution) ou um else e outros, no entanto eu nunca sei como desejar a lógica para iniciar a contrução do código e isso tem me deixado um pouco impaciênte. É normal programadores ter problemas como esse ?