Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Plano de Estudos Cientista de Dados

Olá, sou novo no Aluraverso. Estou terminando minha primeira formação em Microsoft SQL Server 2022 para expandir meus conhecimentos e ajudar no desenvolvimento das minhas competências no meu trabalho atual. Porém, desejo iniciar os estudos para me tornar um cientista de dados. Estou um pouco perdido na sequência das formações que devo seguir para ter um entendimento mais claro do assunto. Alguém poderia me indicar um plano estudos para iniciar na área?

2 respostas
solução!

Boas vindas, João!

A área de ciência de dados é um campo muito amplo, com várias especializações possíveis. Por exemplo:

• Administrador de banco de dados (DBA): Se você gosta da parte mais técnica de bancos de dados, essa pode ser uma ótima opção. O DBA é responsável por gerenciar, otimizar e garantir a segurança dos bancos de dados. Você também irá trabalhar com backups, recuperações e manutenção de dados.

• Analista de dados: Se você prefere trabalhar na análise de dados, essa função envolve coletar, organizar e interpretar dados para ajudar nas decisões estratégicas da empresa. É uma área onde você vai trabalhar muito com SQL, Excel, ferramentas de visualização como Power BI e Tableau, além de um pouco de estatística.

• Cientista de dados: Essa é uma área mais voltada para a análise profunda de dados, criando modelos preditivos e insights através de ferramentas como Python, R e técnicas de Machine Learning. O cientista de dados também usa muita estatística e programação para resolver problemas complexos.

• Engenheiro de dados: Se você gosta de programação e arquitetura de dados, o engenheiro de dados é responsável por criar e gerenciar pipelines de dados, garantindo que os dados estejam prontos para serem utilizados por cientistas e analistas. Ferramentas como Apache Spark e Hadoop são comuns nessa área.

Seguindo por uma linha de cientista de dados, te indico a começar por uma base sólida em Python, depois avançar para estatística e visualização de dados:

Dicas importantes:

• Sempre faça exercícios e projetos próprios para fixar o que foi visto no curso;
  • Poste no LinkedIn seus avanços à medida que se sentir confortável, isso pode te ajudar a se conectar com outros profissionais da área;
  • Fique sempre atento aos requisitos que o mercado está pedindo nas vagas, para se manter alinhado com o que as empresas estão buscando.

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Olá Rafael. Agradeço muito pela explicação. Seguirei seus conselhos amigo!! Abraços!!!