1
resposta

Plano de Ação para Desenvolver Habilidades de Comunicação Assertiva

O que (what):
Desenvolver habilidades de comunicação assertiva para aprimorar a expressão de ideias e sentimentos.

Por quê (why):
Fortalecer relacionamentos pessoais e profissionais, melhorar a eficácia da comunicação e contribuir para um ambiente mais colaborativo e produtivo.

Quem (who):
Eu, enquanto responsável pelo meu desenvolvimento, contando também com colegas e mentores que possam oferecer feedback e orientação.

Como (how):

Realizar uma autoavaliação inicial para identificar padrões não assertivos.
Investir em leitura e em pelo menos uma atividade educacional (curso, palestra, workshop).
Praticar de forma deliberada em situações do dia a dia.

Solicitar feedback construtivo e ajustar a postura quando necessário.

Aplicar gradualmente as novas técnicas em diferentes contextos.

Quanto (how much):
Dedicar pelo menos 30 minutos diários para leitura, reflexão e prática.

Quando (when):
Início imediato, com continuidade pelos próximos três meses e avaliações quinzenais do progresso.

Onde (where):
No ambiente de trabalho, em interações sociais e familiares, aproveitando diferentes contextos para praticar.

Esse plano estruturado pelo método 5W2H vai me ajudar a manter disciplina e clareza no desenvolvimento da assertividade. A cada etapa, farei ajustes necessários e acompanharei minha evolução, sempre buscando reduzir conflitos e aumentar a clareza das minhas comunicações.

1 resposta

Olá, Érika! Tudo bem?

Que plano inspirador e bem elaborado!

Sua solução mostra excelente domínio do método 5W2H, revela comprometimento com o crescimento pessoal e demonstra clareza na definição de metas e estratégias. A organização das etapas transmite disciplina e foco, enquanto o cuidado com a aplicação prática reforça a intenção de transformar teoria em ação.

Uma sugestão de melhoria seria incluir indicadores mais específicos para acompanhar o progresso, como registros semanais ou metas de comunicação assertiva em situações concretas.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!