Contexto Específico: Um colaborador frequentemente entrega relatórios com atrasos e sem revisar erros básicos, impactando a tomada de decisão em reuniões semanais.
Feedback com Modelo Situação, Comportamento e Impacto (SCI):
Situação: "Na última reunião da equipe, percebi que o relatório de análise de vendas foi entregue 30 minutos após o prazo combinado." Comportamento: "Além disso, havia algumas inconsistências nos números apresentados, como erros de soma, que já havíamos alinhado como ponto de atenção em feedbacks anteriores." Impacto: "Isso acabou atrasando a discussão e gerando retrabalho para validar os dados, o que impactou o tempo disponível para definirmos as estratégias da semana." 3. Planejamento:
Data e hora: Marcar a conversa para quinta-feira, às 15h. Local: Sala de reuniões, um ambiente tranquilo e privado, para evitar distrações ou desconforto. 4. Cuidados no Tom de Voz: Manter um tom de voz calmo, profissional e acolhedor, focando na resolução do problema, e não na pessoa. Demonstrar interesse em apoiar o colaborador.
Diálogo Planejado:
Líder: "Oi, posso falar com você um minuto? Agendamos essa conversa para alinharmos alguns pontos sobre os relatórios, tudo bem?"
Colaborador: "Claro, tudo bem."
Líder: "Na última reunião, percebi que o relatório de análise de vendas foi entregue 30 minutos após o prazo combinado, e haviam alguns erros nos números. Entendo que pode ter havido algum imprevisto, mas isso acabou atrasando nossa reunião e dificultando a definição das estratégias para a semana. O que aconteceu dessa vez?"
Colaborador: "Tive dificuldades com outra tarefa e acabei não conseguindo revisar o relatório antes de enviá-lo."
Líder: "Compreendo. Como você acha que podemos evitar esses problemas no futuro? Existe algo em que eu possa te apoiar para melhorar sua gestão de tempo ou organizar as prioridades?"
Colaborador: "Acho que seria útil ter mais tempo entre a análise e a entrega do relatório. Talvez eu também precise melhorar a forma como gerencio as tarefas mais urgentes."
Líder: "Ótima sugestão. Vamos trabalhar juntos nisso. Podemos reavaliar os prazos e, ao mesmo tempo, pensar em ferramentas ou técnicas para priorizar melhor suas demandas. Tudo bem para você?"
Colaborador: "Sim, obrigado pela compreensão."