1
resposta

Plano de Ação detalhado - Melhorar meu aprendizado

Crie um plano de ação para a minha melhoria e eficácia dentro da migração de carreira que estou passado.
Preciso que identifique meus pontos fortes e fracos, e as estratégias já desenvolvidas por mim até agora para melhorar, que irei listar abaixo:
Pontos Fortes: Determinação, Disciplina, Proatividade, espírito de liderança, alto nível de empatia, comunicação clara, simpatia, espírito de equipe, agilidade, nível social alto.
Pontos Fracos Desorganização com os estudos e práticas, falta de orientação por onde começar.
Estratégias já criadas: Estudar um conteúdo por vez, focando em apenas uma disciplina, buscar algo novo.
Com base nessas informações descritas acima, crie abaixo uma plano de Ação resumido, com no máximo 3 linhas. E descreva as maneiras mais corretas de auto Acompanhamento e autoavaliação do meu processo:

O ChatGPT disse:

Plano de Ação (resumido):
Organizar uma rotina semanal de estudos com metas claras e prazos curtos, priorizando uma disciplina por vez; aplicar o aprendizado em pequenos projetos práticos e revisar o progresso quinzenalmente.

Autoacompanhamento e Autoavaliação:
Use uma planilha de controle de estudos com registro de horas, temas concluídos e nível de domínio (1 a 5); realize autoavaliações quinzenais com base em resultados práticos (exercícios, projetos, feedbacks) e ajuste o plano conforme os pontos de melhoria identificados.

Você disse:
Pode criar um Plano de Ação mais detalhado

O ChatGPT disse:

Claro! Aqui está um Plano de Ação detalhado e estruturado para apoiar sua migração de carreira em TI, considerando seus pontos fortes, fracos e estratégias já aplicadas:

Objetivo Geral

Desenvolver competências técnicas e organizacionais necessárias para consolidar a migração de carreira para a área de TI, com foco em aprendizado contínuo e aplicação prática.

Pontos Fortes a Potencializar
Determinação e disciplina: manter constância nos estudos, mesmo em períodos de baixa motivação.
Proatividade e liderança: buscar desafios e oportunidades em projetos colaborativos ou voluntários de TI.
Empatia e comunicação: fortalecer o networking e buscar mentores na área.
Agilidade e espírito de equipe: atuar bem em ambientes colaborativos, utilizando metodologias ágeis (Scrum, Kanban).

Pontos Fracos a Desenvolver
Desorganização nos estudos: ausência de rotina e método estruturado.
Falta de orientação inicial: dificuldade em definir prioridades e sequência de aprendizado.

Plano de Ação detalhado
Acompanhamento

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Oi, Lucelhars! Como vai?

Agradeço por compartilhar.

Seu plano de ação está muito bem estruturado, ficou claro que você reconhece seus pontos fortes e fracos, o que é essencial para ajustar o foco e consolidar sua transição de carreira com mais segurança.

Continue aplicando suas estratégias e monitore o progresso de forma constante.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!