1
resposta

Plano de ação - Barreiras e soluções

Das barreiras que mais me atrapalham estão as distrações com a internet e pessoas que vêm até mim enquanto estudo. Para evitar que interfiram na minha rotina, pretendo deixar o celular de lado, desativar as notificações e comunicar aos meus familiares quando estou começando e terminando de estudar.

1 resposta

Olá, Luan! Tudo bem?

Entendo perfeitamente as dificuldades que você mencionou. As distrações com a internet e as interrupções de pessoas são barreiras comuns para muitos de nós. Seu plano de ação parece bem pensado! Vou tentar te ajudar a detalhá-lo um pouco mais para que você possa colocá-lo em prática de forma eficaz.

  1. Distrações com a internet:

    • Como e quando acontecem: Normalmente, essas distrações podem ocorrer quando você está estudando online ou usando o computador para suas atividades acadêmicas.
    • Plano de ação:
      • Deixar o celular de lado: Coloque o celular em um local fora do seu alcance durante o período de estudo. Se possível, deixe-o em outro cômodo.
      • Desativar notificações: Além de desativar as notificações do celular, considere usar extensões de navegador como StayFocusd ou BlockSite, que bloqueiam o acesso a sites específicos durante o tempo de estudo.
      • Definir horários específicos: Estabeleça horários definidos para checar redes sociais e e-mails, de preferência durante os intervalos de estudo.
  2. Interrupções de pessoas:

    • Como e quando acontecem: Essas interrupções podem ocorrer a qualquer momento enquanto você está estudando em casa.
    • Plano de ação:
      • Comunicar aos familiares: Informe seus familiares sobre seus horários de estudo e peça para que evitem te interromper durante esses períodos. Uma boa ideia é colocar um aviso na porta do seu quarto ou local de estudo, indicando que você está ocupado.
      • Criar um ambiente de estudo: Se possível, escolha um local tranquilo e reservado para estudar. Use fones de ouvido com cancelamento de ruído para minimizar as distrações sonoras.
      • Estabelecer regras claras: Combine com seus familiares momentos específicos em que você estará disponível para conversar ou ajudar em alguma coisa, fora dos seus horários de estudo.

Bons estudos!