Tenho algumas coisas na qual me fazem voltar para o eixo novamente quando perco o foco, uma delas é olhar ao meu redor, tipo "O que estou fazendo" quando tenho essa resposta eu consigo voltar rapidamente a fazer as coisas.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Tenho algumas coisas na qual me fazem voltar para o eixo novamente quando perco o foco, uma delas é olhar ao meu redor, tipo "O que estou fazendo" quando tenho essa resposta eu consigo voltar rapidamente a fazer as coisas.
Oii, Cawan!
É ótimo que você já tenha identificado uma técnica que te ajuda a voltar ao foco, como se perguntar "O que estou fazendo?". Isso é um passo importante no autodesenvolvimento! Para criar um plano de ação eficaz, você pode seguir algumas etapas:
Identifique as barreiras: Como mencionado na atividade, pense em duas barreiras principais que te atrapalham. Pode ser algo como distrações do ambiente, falta de motivação ou até mesmo cansaço.
Analise quando acontecem: Reflita sobre os momentos em que essas barreiras costumam surgir. Por exemplo, será que elas aparecem mais durante a tarde, quando você já está cansado, ou talvez em momentos de transição entre tarefas?
Desenvolva um plano de ação: Para cada barreira, pense em estratégias específicas para superá-las. Se uma das barreiras for distrações, uma ação pode ser criar um ambiente de estudo mais organizado ou usar técnicas de gerenciamento de tempo, como o método Pomodoro. Se a barreira for falta de motivação, talvez estabelecer pequenas recompensas para tarefas concluídas possa ajudar.
Implemente e ajuste: Coloque seu plano em prática e veja como ele funciona. Não tenha medo de ajustá-lo conforme necessário. O autodesenvolvimento é um processo contínuo.
Espero ter ajudado e bons estudos!