Conhecendo meus ralos de atenção, sei que posso criar um plano de ação simples, como ficar longe do celular ao estudar, ou talvez colocá-lo no modo avião. São ações simples, mas que podem atrapalhar bastante caso eu não as siga.
Conhecendo meus ralos de atenção, sei que posso criar um plano de ação simples, como ficar longe do celular ao estudar, ou talvez colocá-lo no modo avião. São ações simples, mas que podem atrapalhar bastante caso eu não as siga.
Olá, Francisca!
É ótimo que você já tenha identificado seus "ralos de atenção" e esteja pensando em formas de contorná-los. Isso é um passo importante para melhorar sua concentração e produtividade.
Para criar um plano de ação eficaz, você pode seguir estas etapas:
Identifique as Barreiras: Como você já mencionou, o celular é uma das suas barreiras. Pense em outra barreira que também atrapalha sua concentração. Pode ser, por exemplo, a televisão ligada ou notificações de e-mails.
Defina Ações Específicas: Para cada barreira, defina ações concretas que você pode tomar. No caso do celular, você já sugeriu ótimas ideias:
Para a segunda barreira, digamos que seja a televisão:
Estabeleça um Horário: Determine quando essas ações serão implementadas. Por exemplo:
Monitore e Ajuste: Veja como essas ações estão funcionando e faça ajustes conforme necessário. Talvez você descubra que precisa de outras estratégias ou que algumas ações precisam ser modificadas para serem mais eficazes.
Espero ter ajudado e bons estudos!