Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Plano de Ação

Conhecendo meus ralos de atenção, sei que posso criar um plano de ação simples, como ficar longe do celular ao estudar, ou talvez colocá-lo no modo avião. São ações simples, mas que podem atrapalhar bastante caso eu não as siga.

1 resposta
solução!

Olá, Francisca!

É ótimo que você já tenha identificado seus "ralos de atenção" e esteja pensando em formas de contorná-los. Isso é um passo importante para melhorar sua concentração e produtividade.

Para criar um plano de ação eficaz, você pode seguir estas etapas:

1. Identifique as Barreiras: Como você já mencionou, o celular é uma das suas barreiras. Pense em outra barreira que também atrapalha sua concentração. Pode ser, por exemplo, a televisão ligada ou notificações de e-mails.

2. Defina Ações Específicas: Para cada barreira, defina ações concretas que você pode tomar. No caso do celular, você já sugeriu ótimas ideias:

• Ficar longe do celular: Deixe-o em outra sala ou em um local onde você não possa vê-lo.
    • Modo avião: Coloque o celular no modo avião para evitar notificações e chamadas.

Para a segunda barreira, digamos que seja a televisão:

• Desligar a TV: Antes de começar a estudar, desligue a televisão ou, se possível, estude em um ambiente onde não há TV.
    • Use fones de ouvido: Ouça música instrumental ou sons da natureza para abafar o som da TV, caso não possa desligá-la.
  3. Estabeleça um Horário: Determine quando essas ações serão implementadas. Por exemplo:

• Celular no modo avião: Sempre que for estudar, coloque o celular no modo avião.
    • Desligar a TV: Desligue a TV 10 minutos antes de começar a estudar para se preparar mentalmente.
  4. Monitore e Ajuste: Veja como essas ações estão funcionando e faça ajustes conforme necessário. Talvez você descubra que precisa de outras estratégias ou que algumas ações precisam ser modificadas para serem mais eficazes.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.