2
respostas

PLANO DE AÇÃO

Eu tenho uma enorme facilidade para distrações, por isso, gostei demais das sugestões da aula e pretendo aplicar do seguinte modo: Distrações na internet como redes sociais, sites e e-mail - Desligar e policiar a minha atenção exclusiva por alguns minutos para o estudo. Pop-ups e atualizações no celular de aplicativos como Whatsapp e serviços de compras - deixar o celular longe para evitar distraçoes.

2 respostas

Olá, Gabriel.

Tudo bem?

Que bom que você está gostando das sugestões da aula e já está planejando como aplicá-las no dia a dia! Pelo que você descreveu, já identificou duas barreiras importantes: distrações na internet e notificações no celular. Você pode estruturar um plano de ação mais detalhado para lidar com essas distrações.

1. Distrações na internet (redes sociais, sites e e-mails):

• Como e quando acontecem?: Normalmente, essas distrações ocorrem quando você está navegando na internet para estudar ou trabalhar e acaba se desviando para redes sociais ou outros sites.
    • Plano de ação:
      • Desligar notificações: Desative as notificações do navegador e dos aplicativos de redes sociais durante o período de estudo.
      • Uso de extensões: Utilize extensões de navegador como StayFocusd ou LeechBlock, que bloqueiam sites específicos por um tempo determinado.
      • Técnica Pomodoro: Estabeleça períodos de estudo de 25 minutos seguidos por 5 minutos de pausa, durante os quais você pode checar suas redes sociais. Isso ajuda a manter o foco e ainda permite pequenas recompensas.
  2. Pop-ups e atualizações no celular (Whatsapp e serviços de compras):

• Como e quando acontecem?: Essas distrações ocorrem quando o celular está por perto e você recebe notificações de mensagens ou atualizações de aplicativos.
    • Plano de ação:
      • Modo Não Perturbe: Ative o modo "Não Perturbe" no celular durante o tempo de estudo para silenciar todas as notificações.
      • Localização do celular: Deixe o celular em outro cômodo ou fora do seu campo de visão enquanto estuda.
      • Aplicativos de foco: Utilize aplicativos como Forest ou Focus@Will, que ajudam a manter o foco e incentivam a não usar o celular.

Essas são algumas sugestões práticas que podem te ajudar a manter o foco e evitar distrações. Lembre-se de ajustar o plano conforme necessário para encontrar o que funciona melhor para você.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida manda aqui. Bons estudos.

Também me distraio muito facilmente... Uma saída pra tomar água já desvia minha atenção. LOL Meu plano de ação é separar o estudos em blocos definidos, de poucos minutos, num horário específico. Nada de estudar a qualquer momento ou "quando dá". Estou usando uma agenda, escrevendo manualmente. :)