Barreira 1: Distrações na Internet
Como acontece: Geralmente, ocorre quando estou trabalhando ou estudando, e acabo me distraindo com conteúdo não relacionado nas redes sociais, notícias, ou vídeos online.
Plano de Ação:
- Defina Horários Específicos: Reserve períodos específicos do dia para verificar e-mails, redes sociais e outras atividades online. Evita fazer isso durante as horas mais produtivas.
- Use Aplicativos de Bloqueio: Considere instalar aplicativos ou extensões de navegador que permitem bloquear temporariamente o acesso a sites específicos durante determinados períodos.
- Crie um Espaço de Trabalho Livre de Distrações: Mantenha seu ambiente de trabalho organizado e livre de dispositivos eletrônicos não essenciais para reduzir a tentação de se distrair.
Barreira 2: Jogar Vídeo Games
Como acontece: Pode acontecer principalmente durante períodos de lazer, quando você pode se sentir inclinado a passar mais tempo jogando do que o desejado.
Plano de Ação:
- Estabeleça Limites de Tempo: Defina limites diários ou semanais para o tempo que você dedicará aos vídeos games. Use alarmes ou lembretes para manter o controle.
- Tenha Objetivos Claros: Associa o meu tempo gasto em jogos a metas específicas. Por exemplo, permita-me jogar apenas após atingir determinadas metas diárias ou semanais com responsabilidade.
- Envolva-se em Outras Atividades: Descobri e comprometa-me com outras atividades que o interessem, proporcionando uma variedade de opções de lazer além dos vídeos games.
Sei a mudanças de comportamental pode levar um tempo, então vou ser compreensivo, mesmo durante esse processo de implementação do plano de ação. A consistência e a adaptação gradual são essenciais para superar essas barreiras