1
resposta

Planning Poker - O texto abaixo ficou muito confuso...

Com o passar do tempo, pode haver uma inflação dos pontos, principalmente se o time estiver com problemas para entregar histórias ao fim das iterações. É recomendável ter um baralho e as histórias pregadas embaixo, para ficar claro se as histórias estimadas de modo semelhante realmente se assemelham no conteúdo. É possível comparar, inclusive, de iteração para iteração, se uma história estimada como 5 numa iteração passada, na atual permanece com esse valor. Caso contrário, pode ficar difícil comparar as métricas.

1 resposta

Vicente, tudo bom?

Sobre o entendimento. Se o time subestimar as histórias pode ficar desconfortável e começar a mais pontos do que o necessário para não errar. Isso é ruim pq durante as Sprints podem haver sobras de tempo e não haver histórias prontas para que sejam realizadas ou não haver tempo para finalizar novas histórias com elas ficando pela metade. A sugestão é comparar histórias para que as semelhantes tenham a mesma pontuação, ou mesmo verificar se as estimativas estão próximas ou não do que foi pensado no passado para corrigir nas atuais. Essa questão de não mudar as pontuações só serviriam para um time que já está chegando numa boa estimativa, em outros casos precisa mudar para melhorar.

Sobre sugestões nos conteúdos, você pode também encaminhar melhorias para a equipe da Alura:

http://www.alura.com.br/contato

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software