Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Planning Poker é por História ou por Funcionalidade

Em relação ao Planning Poker: 1) Foi dito que cada desenvolvedor sugere um numero de pontos para a História ser executada, a minha dúvida é que uma história não é uma funcionalidade por si só, uma História pode ter várias Funcionalidades a ser criadas, não? Se sim, não é complexo que cada desenvolvedor estime uma História por completo? 2) Entendo que neste momento do Planning Poker, todo o mapeamento e entendimento do que será feito já foi realizado com o PO... - concluindo, no Planning Poker eu já fiz levantamentos e agora falta Desenvolver, é isso?

3 respostas

Olá, tudo bem? Não realizei este curso ainda, mas já fiz outros cursos de Scrum de forma a entender um pouco sobre o método. 1) Uma história é uma ideia geral, um exemplo de história: "o usuário tem que poder criar uma lista de desejos no seu perfil". Essa história então será quebrada em funcionalidades como, criar a lista de desejos no perfil do usuário, ter botão nos produtos da loja que permita adicioná-lo a lista de desejos deste usuário, criar tela para o usuário visualizar sua lista de desejos, editar lista de desejos, deleta-la, etc. Veja que o a gente tinha uma funcionalidade meio abrangente "lista de desejos no perfil do usuário" e que está inclui outras funcionalidades mais específicas. Sobre a segunda parte da pergunta, os desenvolvedores costumam estimar as funcionalidades já tratada (após quebrarmos a história em coisas mais específicas).

2) No momento do Planning Poker já temos as funcionalidades bem divididas em coisas menores e compreendidas, agora sim iremos estimar. Normalmente se estima uma quantidade de "pontos" que será entregue por sprint, exemplo, cada sprint entregará uma soma de 30 pontos. Você faz o planning poker e estima quantos pontos cada atividade vale e então coloca no seu sprint uma soma de 30 pontos em atividades. Caso apereçam funcionalidades de muitos pontos é sempre bom ver se não tem como separar ela em atividades menos complexas (menos pontos).

Então concluindo... entre o planning poker e desenvolver falta você escolher quais das funcionaliades deverão ser desenvolvidas neste sprint.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida estou a disposição.

solução!

Reforçando que o Planning Porker é uma das técnicas de estimativa. Temos outras como o t-Shirt Size, que por ter as opções pequeno, médio e grande facilita a estimativa evitando vieses improdutivos no planejamento.

Entendo que seja por funcionalidade, já que a idéia é chegar num consenso entre os integrantes do time a fim de reduzir o custo de interação com a determinada funcionalidade que por ventura pode ter sido desenvolvida de forma semelhante noutro projeto por algum dos membros do time, deixando a estimativa mais otimista.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software