Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Planning Poker (carta de maior valor)

Olá!

Na aula sobre Planning Poker, após a segunda rodada, foi escolhida a carta de maior valor, porém no livro "SCRUM: A arte de fazer o dobro de trabalho na metade do tempo" o Jeff Sutherland afirma que deve ser calculada a média dos valores das cartas.

Gostaria de saber qual é a vantagem de se utilizar a carta com maior valor (ao invés da média) para definir o tamanho estimado da user story.

Obrigado.

2 respostas
solução!

Oi Tadau, tudo bom?

Ao meu ver, pegando a carta de maior valor podemos enxergar como uma "gordura" na estimativa.

Muitas vezes o time pode estar inseguro com relação à estimativa e acabam já puxando pra mais. Pode ser algo muito complicado tecnicamente por exemplo.

Apesar de estar na literatura, o melhor é tentar adaptar tudo para a realidade e cultura da empresa e do time.

Abcs!

Além disso vamos imaginar que seja 1, 2, as cartas, somando 3. Aí teríamos histórias de 1,5 pontos. O importante é a medida RELATIVA dos pontos. Ambas as soluções são válidas desde que sejam respeitados os tamanhos relativos. Acho que considerar simplesmente a de maior valor é uma solução mais rápida e evitar precisar ficar fazendo contas. Jeff é sumidade, fique a vontade para usar a média caso o seu time fique mais confortável com isso :-)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software