3
respostas

Planilha de Pedidos - Nao disponivel

Opa, boa tarde.
Pesquisei aqui ate no curso de pre requisito q fiz tbm e a gente em momento algum cria essa planilha de pedidos.
Eu também não encontrei pra baixar.
Gostaria de acompanhar vendo os dados conforme a explicação pra não me perder.
Poderia me disponibilizar essa planilha de pedidos?

Edit. A planilha de Clientes eu tbm nao encontrei.

Se puder disponibilizar esse conteúdo, vai ajudar bastante

3 respostas

Olá, Danilo. Como vai?

É perfeitamente compreensível a sua dúvida. Quando estamos estudando automação de processos, principalmente com ferramentas visuais como o n8n, acompanhar o fluxo com os mesmos dados do instrutor é fundamental para validar se os nossos nós (nodes) estão funcionando corretamente.

Geralmente, os arquivos de apoio, como planilhas de clientes e pedidos, ficam concentrados em pontos específicos do curso. Aqui estão os caminhos padrões para você localizá-los e algumas alternativas para não travar o seu aprendizado:

1. Onde encontrar os arquivos no painel da Alura

• Aba "Arquivos do Projeto": Na página principal do curso (onde fica a lista de todas as aulas), role a tela um pouco para baixo. Logo abaixo do título do curso ou no menu lateral, costuma haver um botão chamado Arquivos do Projeto ou um link direto para o repositório do GitHub do curso.
  • Primeira Atividade do Capítulo: Muitas vezes, os arquivos CSV ou links para as planilhas do Google Sheets são disponibilizados no texto da primeira atividade do Capítulo 1 ou do capítulo atual ("Preparação de dados"), em uma atividade do tipo Projeto da aula anterior ou Preparando o ambiente.

2. O que fazer caso os links estejam quebrados ou ausentes

Se mesmo procurando nesses locais você não encontrar, existem duas ótimas práticas que você pode adotar imediatamente para continuar o curso sem depender do download:

• Criar Dados Fictícios rápidos (Mock Data): O n8n é focado na estrutura dos dados (as colunas/chaves) e não nos valores em si. Você pode abrir o Google Sheets ou o Excel e criar uma planilha simples com cabeçalhos parecidos com os que o instrutor mostra na tela. Por exemplo:

• Planilha de Clientes: Colunas como id_cliente, nome, email, telefone.

• Planilha de Pedidos: Colunas como id_pedido, id_cliente, produto, valor, data.

• Utilizar o nó "Edit Image/Data" ou "Set": No n8n, você pode injetar dados fictícios diretamente no fluxo usando um nó do tipo Set (ou Edit Data dependendo da versão do n8n). Basta preencher os campos simulando o que viria da planilha para testar a sua lógica de junção de dados (Merge) e filtros.

Vou reportar a ausência desses links diretamente para a equipe de conteúdo da Alura para que eles verifiquem se houve algum problema no carregamento dos materiais de apoio deste capítulo.

Dê uma última checada na primeira atividade do curso ou na descrição do projeto. Caso realmente não encontre, experimente criar 3 ou 4 linhas de dados falsos no seu Google Sheets; você verá que o comportamento do n8n será exatamente o mesmo!

Espero que possa ter lhe ajudado!

Sim, foi o que eu fiz para não perder a linha de raciocínio e acabar me atrapalhando no restante das aulas. Acabei criando por fora algumas planilhas com dados fictícios para conseguir acompanhar o fluxo.

Achei importante comentar aqui justamente porque talvez outras pessoas não saibam contornar isso dessa forma, principalmente quem ainda não aprendeu a usar o nó de Set/Edit Data ou não teve contato com isso nas aulas anteriores.

E, se eu não estiver enganado, essa parte de “Preparando o ambiente” aparece em outra formação/trilha, então acaba ficando um pouco confuso para quem está seguindo somente este curso.

De qualquer forma, agradeço pela resposta e pela tentativa de ajudar.

Oi Danilo, tudo bem?

Encaminhei o seu tópico à equipe responsável.

Assim, que os arquivos forem disponibilizados, te retorno aqui.

Abraços!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!