A planilha de dados que será a base para tabelas dinâmicas pode conter fórmulas? Seria mais adequado que contivesse apenas dados ? Atenciosamente, Mônica
A planilha de dados que será a base para tabelas dinâmicas pode conter fórmulas? Seria mais adequado que contivesse apenas dados ? Atenciosamente, Mônica
Olá Mônica, tudo bem?
Isso vai depender realmente dos dados que a tabela necessita. É muito comum que alguns dados sejam tratados para fazerem parte da tabela dinâmica, como por exemplo, precisamos do valor dos pedidos, mas na base tem apenas o valor unitário dos produtos e a quantidade. É muito comum criar o valor total do pedido e trazer essa informação para a tabela dinâmica, assim é possível agrupar os dados por pedido sem precisar incluir os dados de unidades e valores unitários.
A utilização de formulas ajuda muito a diminuir a poluição da tabela. Você pode agilizar cálculos, concatenar informações antes de transportar para a tabela, então, é possível manter apenas os campos essenciais para o relatório.
Espero ter ajudado!
Obrigada, Fabiano. Ajudou sim. Agora fiquei mais segura para criar fórmulas no banco de dados. Eu me preocupei, pensando que fórmulas poderiam criar problemas futuros.