Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

2
respostas

Planejando o meu desenvolvimento Pessoal

Confesso que estava um pouco perdida sobre como realizar minha transição de carreira da melhor forma. Depois de anos atuando como empreendedora, decidi migrar para a área de Gestão de Produtos e Tecnologia, mas ainda tinha muitas dúvidas sobre por onde começar, o que estudar e como estruturar esse processo.

Foi então que uma colega, que também está passando por uma transição de carreira, me apresentou a Alura. A partir dos cursos da plataforma, consegui montar um plano de estudos que fez muito sentido para a minha realidade e, principalmente, construir um planejamento consistente para o meu desenvolvimento pessoal e profissional.

Não imaginava o quanto precisava dessa clareza. Definir um objetivo concreto, estabelecer metas alcançáveis, traçar estratégias e identificar os recursos necessários me permitiu transformar um sonho em um plano de ação real.

Hoje consigo visualizar minha trajetória com muito mais confiança, sabendo exatamente quais passos preciso dar e como acompanhar minha evolução.

Estou muito feliz com essa jornada e grata por ter encontrado a Alura nesse momento tão importante da minha vida profissional.
Tenho certeza de que estou construindo uma transição de carreira muito mais estruturada, consciente e assertiva.

2 respostas

Oi, Andréia. Tudo bem com você?

Sua reflexão sobre a transição de carreira e o planejamento de desenvolvimento pessoal que você estruturou demonstra uma compreensão clara do quanto é essencial estabelecer um caminho definido quando se busca mudar de área. Migrar de empreendedorismo para Gestão de Produtos e Tecnologia exige não apenas conhecimento técnico, mas também uma estratégia bem pensada. Você conseguiu transformar incertezas em metas concretas, o que é justamente o diferencial entre sonhar e agir de forma assertiva.

O que você descreveu representa os pilares fundamentais de qualquer desenvolvimento bem-sucedido: objetivo claro, metas alcançáveis, estratégias definidas e recursos identificados. Ao acompanhar sua evolução com esse framework estruturado, você criou um sistema de feedback contínuo que permite ajustes e celebração das pequenas vitórias ao longo do caminho. Isso é exatamente o que mantém a motivação e a consistência em uma transição profissional tão significativa.

Considerando todo esse processo que você passou até aqui, qual desses pilares você sente que foi o mais desafiador de implementar e como você lidou com ele?

Parabéns pela sua dedicação e clareza ao compartilhar essa jornada conosco. O fórum está à disposição para acompanhar sua evolução nessa carreira.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Oi, Mike. Tudo bem sim.

Então, respondendo a sua pergunta...

O pilar que eu considerei mais desafiador foi a definição das estratégias para alcançar meu objetivo profissional.
Eu já tinha clareza sobre onde queria chegar: atuar na área de Gestão de Produtos Digitais
Mas encontrei dificuldades para organizar os passos necessários para essa transição de forma estruturada e realista.

Por ter tido uma trajetória profissional diversificada, com formação em Direito e experiência empreendedora em diferentes negócios, foi necessário identificar quais conhecimentos e competências eu já possuía e quais precisariam ser desenvolvidos.