1
resposta

Planejamento Preditivo x Progressivo

Prof. como consigo apresentar o escopo no formato progressivo? Seria algo que pudesse ser baseado em releases ? Sei quais os objetivos das releases, mas nao sei o micro dela.

E questão de planejar as entregas? Na forma progressiva não faria sentido?

Att,

1 resposta

Olá, Filipe! Tudo bem?

Em relação ao escopo no formato progressivo, ele deve ser escrito de maneira geral, mais ampla, no início do projeto e se tornará mais detalhado à medida em que o projeto vai sendo desenvolvido e você adquire um entendimento mais amplo e completo dos objetivos e das entregas. Neste caso, como você já sabe o objetivos das releases, isto já deve ser contemplado no escopo inicialmente, de maneira ampla, e posteriormente detalhá-los quando obtiver mais informações. Desta forma, você pode pensar sim em um desenvolvimento por etapas e continuar por incrementos.

Vale ressaltar que não se deve confundir elaboração progressiva com aumento de escopo, pois a primeira conta com considerações bem estabelecidas e deve ser devidamente coordenada com o escopo inicial e devem ser aprovadas pelo cliente.

Faz sentido sim o planejamento das entregas. Na forma progressiva você pode planejar e dar maior detalhamento a uma primeira etapa e quando esta estiver em pleno desenvolvimento é possível dar ênfase ao detalhamento de uma etapa secundária, que complementa o que já está sendo executado.

Fez sentido?

Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida, qualquer coisa estamos à disposição.

Abraço e bons estudos :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software