"A estratégia definida após a definição dos objetivos"...
Eu estou aqui pensando bastante nas suas dúvidas.
Vamos um pouco mais adiante:
1) estratégica
2) tática
3) operação
Imagina um jogo de futebol. O técnico cuida da parte estratégica. Ele determina como o time vai ser organizado.
O capitão comanda o aspecto tático do time, chamando na responsa os jogadores e cuidando que cada um esteja onde deve estar para performar seu papel.
Ele também cuida da operação, tentando ajudar os jogadores a se posicionarem e reposicionarem em função da realidade objetiva da partida.
Numa empresa, a direção vai cuidar da estratégia e da governança - enquanto os gerentes vão cuidar dos aspectos táticos e operacionais. Na operação mesmo vamos ter o time, trabalhando para gerar os resultados, e gerentes buscando apoiar as equipes em suas funções.
Outro exemplo ainda pode ser o que li neste blog, pode te ajudar também:
http://marcogomes.com/blog/2012/aprendendo-estrategia-tatica-e-operacao-com-o-resgate-do-soldado-ryan/
A estratégia vai ser elaborada com base na visão, na necessidade. Ela vai ser composta dos objetivos, que serão determinados em função da visão. Tudo isso faz parte do campo do planejamento estratégico, mas precisa de mais do que apenas o planejamento estratégico para acontecer.
É neste sentido que o COBIT nos ajuda: a traduzir necessidades de partes interessadas em resultados por meio da aplicação de diferentes modelos de mercado para gestão e governança.