4
respostas

Planejamento Estratégico

Não ficou claro para mim, o que é o planejamento estratégico? E quando ele acontece? A sequência seguinte estaria correta? 1º passo: Definir os objetivos 2º passo: Definir uma estratégia para alcançar esses objetivos 3º passo: Realizar o planejamento estratégico(A visão e os objetivos definidos no 1º passo não são a mesma coisa?)

4 respostas

Oi Luiz,

Planejamento estratégico começa com uma visão. Onde queremos chegar? O que queremos ser?

Tendo determinado a visão, vamos determinar nossa missão. É o que fazemos, como geramos valor.

Os objetivos são decorrência da visão e da missão. Nesse exercício, muitas vezes a missão acaba destoando da visão e vice versa. Precisamos de uma missão e de uma visão que conversem, para só então termos objetivos coerentes.

Os objetivos vão nos levar até onde queremos chegar e, a partir deles, vamos poder cascatear metas e atividades para colaboradores - distribuindo metas para gerentes e atividades para os times.

Planejamento estratégico em si é mais do que isso, muito mais. O entendimento do cascateamento dos objetivos ligados ao Balanced Scored Card vão te ajudar a começar a entender os fundamentos dele, contudo, não é objetivo do curso ir além. COBIT em si não é uma ferramenta de planejamento estratégico, mas sim de governança - ele apoia o planejamento estratégico sendo o elo entre ele e a organização.

Quando você começa a determinar a visão da empresa, já está fazendo planejamento estratégico. Os próximos passos vão te levar em direção aos objetivos e dos objetivos as metas e atividades. É aí que entra em cena o COBIT como um grande habilitador da estratégia da organização.

Abraços,

FA

"Os objetivos vão nos levar até onde queremos chegar". Não é a estratégia que nos levará onde queremos chegar? A estratégia é estabelecida logo após a definição dos objetivos?

O planejamento estratégico é composto pela visão, pela missão, objetivos e metas.

A visão é onde queremos chegar.

Os objetivos são as pontes que vão nos levar lá.

Exemplo: A Alura quer ser a maior escola do mundo de TI e gestão de TI.

Esta é uma visão.

Os objetivos vão ser:

1) ser o líder do mercado Brasileiro 2) ser o líder do mercado latino americano 3) ser o líder do mercado asiático 4) ser o líder do mercado americano (...)

Será que isso te ajudou a entender melhor?

Abraços,

FA

"A estratégia definida após a definição dos objetivos"...

Eu estou aqui pensando bastante nas suas dúvidas.

Vamos um pouco mais adiante:

1) estratégica 2) tática 3) operação

Imagina um jogo de futebol. O técnico cuida da parte estratégica. Ele determina como o time vai ser organizado.

O capitão comanda o aspecto tático do time, chamando na responsa os jogadores e cuidando que cada um esteja onde deve estar para performar seu papel.

Ele também cuida da operação, tentando ajudar os jogadores a se posicionarem e reposicionarem em função da realidade objetiva da partida.

Numa empresa, a direção vai cuidar da estratégia e da governança - enquanto os gerentes vão cuidar dos aspectos táticos e operacionais. Na operação mesmo vamos ter o time, trabalhando para gerar os resultados, e gerentes buscando apoiar as equipes em suas funções.

Outro exemplo ainda pode ser o que li neste blog, pode te ajudar também: http://marcogomes.com/blog/2012/aprendendo-estrategia-tatica-e-operacao-com-o-resgate-do-soldado-ryan/

A estratégia vai ser elaborada com base na visão, na necessidade. Ela vai ser composta dos objetivos, que serão determinados em função da visão. Tudo isso faz parte do campo do planejamento estratégico, mas precisa de mais do que apenas o planejamento estratégico para acontecer.

É neste sentido que o COBIT nos ajuda: a traduzir necessidades de partes interessadas em resultados por meio da aplicação de diferentes modelos de mercado para gestão e governança.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software