Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

planejamento em ondas sucessivas

O Planejamento em Ondas Sucessivas descrito no PMBOK permite que o projeto aconteça de maneira iterativa.

Considerando isto, qual a diferença básica para um processo ágil como Scrum ?

Obrigado desde já.

3 respostas

Acredito que a palavra chave aqui é PERMITIR.

No Scrum vejo como sua natureza enquanto no PMBOK permite por entender que não conhecer o escopo (ou pelo menos parte dele) inviabiliza o planejamento.

Pode existir projeto que não permita esse risco e um grande esforça será necessário hoje para se definir as atividades do ano que vem.

solução!

Oi pessoal, tudo bem?

É este tipo de pergunta que me deixa motivado! Parabéns pela sacada, Marcelo!

Na atualização da segunda edição do PMBOK, depois do lançamento do manifesto ágil e depois do Scrum já existir, é que vimos surgir o planejamento em ondas sucessivas.

A grande sacada é que sim, o PMBOK aprofundou a noção de desenvolvimento iterativo por meio de um conceito próprio, que é o de planejamento em ondas sucessivas. Mas onde isso impacta o esforço prático de gestão e onde estão as diferenças entre PMBOK e Scrum?

Analisando o histórico do PMBOK, que foi lançado em sua primeira edição quase que concomitantemente com o primeiro artigo sobre Scrum de Jeff Sutherland e Ken Schwaber, vemos que são obras irmãs em muitos sentidos.

O desenvolvimento iterativo já existia, mas sua absorção, aculturação pelo PMI, só se deu depois da aliança ágil florescer e ganhar espaço no mercado.

Sobre a diferença básica entre a abordagem do Scrum para abordagem do PMBOK, é que o Scrum possui um conjunto de artefatos e eventos -- regras -- próprios. De muitas formas, deve ser entendido como metodologia. Por outro lado, embora a elaboração progressiva esteja dentro da área de conhecimento do escopo, não podemos esquecer que o PMBOK representa um padrão (framework) e você não precisa seguir um passo-a-passo pré-determinado. Então, no meu entendimento, a diferença essencial é esta: o PMBOK continua livre de regras, enquanto no desenvolvimento ágil por meio do Scrum ou você segue as regras ou então não está "jogando" o Scrum.

A discussão é muito maior e merce um livro - que já estamos há algum tempo tentando tirar do papel pela Casa do Código e quem sabe até o fim do ano comecemos a escrever!

Afinal, Scrum é metodologia ou framework? Para dar esta resposta precisamos ir além das palavras dos autores e nos aprofundarmos na análise prática proposta pelo próprio Scrum.

Um forte abraço,

Frederico Aranha

Complementando: Scrum, de acordo com os autores, não pode ser entendido como "processo". De qualquer forma, na prática, elaboração progressiva e a abordagem iterativa incremental são conceitos muito parecidos. O que nos leva a grande semelhança entre a abordagem progressiva e o desenvolvimento ágil.

Abraços,

FA

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software