1
resposta

Planejamento de tracking no GA/GTM do zero

Gente, fiz os dois cursos de Google Analytics aqui do Alura e fazer o setup inicial não foi problema. No entanto, ainda estou um pouco perdida sobre como aplicar essas informações em uma situação real.

Preciso pra ontem fazer um plano de tracking de um produto, com versões web e app nativo, mas estou cheia de dúvidas sobre por onde começar (já criei a conta no GA hahahaha).

Do que mapeei de necessidade inicial de tracking, não sei exatamente o que demandaria eventos personalizados e o que não demandaria. Também estava analisando a possibilidade de usar o Google Tag Manager para fazer a gestão das tags não só de eventos personalizados, mas também do próprio GA e outras ferramentas que vamos usar (a.k.a. hotjar).

Alguém poderia me dar uma ajuda nesse sentido?

1 resposta

Olá Kimberly :)

A nova versão do Google Analytics, o GA4, engloba dados de aplicativos, o que antes não era possível nessa plataforma. Então recomendamos que migre sua conta para GA4, para controlar dados e mudanças no aplicativo e website em um só lugar. Nossos cursos sobre Google Analytics estão sendo regravados para abordarmos a nova versão, mas não se preocupe, tudo que você aprendeu na versão antiga vale para a nova, basicamente houve mudanças de interface. Neste artigo você pode ver as mudanças do GA4: https://www.alura.com.br/artigos/universal-analytics-x-google-analytics-4-o-que-mudou

Com as necessidades iniciais de tracking mapeadas, você precisa saber o que é possível medir dentro do Analytics e o que demanda um evento especial para ser contabilizado. Para gerir os eventos especiais, como clique em um botão, o Google TAG Manager é ideal para conseguirmos captar esse evento. Teremos nas próximas duas semanas um curso sobre Google Tag Manager que vai te ensinar a utilizar a ferramenta para gerir suas TAG's e aprender sobre eventos personalizados. Ficaremos muito felizes de ter você neste curso com a gente :). Neste artigo você pode se aprofundar mais:

https://support.google.com/analytics/answer/11053644?hl=pt

Espero ter te ajudado, qualquer dúvida estamos aqui para auxiliar. Bons estudos, abraços.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software