1
resposta

Planejamento de reuniões

Em tempos de pandemia, em que todos encontram-se em trabalho remoto. Como gerenciar a participação em diversas reuniões mais as atividades a serem realizadas do dia a dia. Como realizar reuniões de forma a otimizar a participação de todos? Temos realizado reuniões de planejamento das atividades semanais, onde já solicitamos o retorno dos andamentos das tarefas

1 resposta

Oi Suelen,

Atrevo-me a dizer que as reuniões em excesso tem se tornado a vilã dessa jornada remota que enfrentamos.

Na minha equipe de trabalho surgiu esse tema com muita frequência, do ponto de vista de defininr qual é a necessidade de manter tantos encontros, da duração (já tivemos reuniões que duraram duas horas, o que demonstrou ser inviável e improdutivo).

Uma vez que notamos que era algo generalizado, revimos a periodicidade dessas reuniões, as que conseguimos eliminar e criar um canal (no Discord) para debatermos algo de modo assíncrono, reunião que era quinzenal passou a ser mensal, e uma reunião quinzenal que não tinha como ser alterada.

Em relação a duração, combinamos que o ideal é que um encontro não passasse de 30 minutos, o que nos fez pensar sobre a nossa qualidade e poder de síntese para manter a objetividade nos encontros.

Essa equipe de trabalho conta com 9 pessoas e foi bem acolhida, entendo que essas propostas podem variar de acordo com a quantidade de pessoas, dentre outros fatores.

Mas minha sugestão é: converse com a equipe, levante o cenário, veja o que está impactando e juntos tentem criar uma estratégia que minimize os impactos de tantas reuniões.

No meu grupod e trabalho, tem uma pessoa que praticamente faz reunião o dia todo, para ela tanto faz ter uma reunião por dia ou ter 10. Para as outras pessoas que criam conteúdo, faz total diferença ter uma ou duas reuniões no dia, então levantar isso nos ajudou a tomr uma decisão mais coerente que atendesse a maioria.

Espero ter ajudado. =)