1
resposta

PLANEJAMENTO DA ROTINA

METAS CLARAS: Minha meta de aprendizagem será terminar a trilha de JAVA da Alura até o meio de Julho.

PROCESSO DE APRENDIZADO: Minha rotina semanal será me dedicar 3h do meu dia para fazer os exercícios e adquirir os certificados, de segunda a sexta.

HÁBITOS: Eu trabalho de tarde e a noite tenho curso na Unisinos. Então tenho todas as manhãs para dar o meu máximo para me dedicar a trilha.

RALOS DE ATENÇÃO: Quando estiver focado na trilha, tentar me policiar para não ficar utilizando o celular e utilizando outros programas no computador, para não atrapalhar os estudos.

EXERCITE ALÉM DO CÉREBRO: No final de semana é quando vou ter um contato com a natureza e me movimento mais.

1 resposta

Olá Rodrigo!

Seu planejamento está muito bem estruturado e você está no caminho certo para alcançar sua meta de terminar a trilha de JAVA na Alura até o meio de julho. Vou dar algumas sugestões para otimizar ainda mais sua rotina e garantir que você consiga manter o foco e a produtividade.

METAS CLARAS

Você já definiu uma meta clara, que é terminar a trilha de JAVA. Para complementar, pense em quais conhecimentos específicos você precisa adquirir e quais atitudes podem te ajudar a manter a consistência. Por exemplo:

• Conhecimentos: Entender conceitos de orientação a objetos, dominar estruturas de dados, e aprender a usar frameworks específicos.
  • Atitudes: Manter a disciplina, ser resiliente nas dificuldades e buscar ajuda quando necessário.

PROCESSO DE APRENDIZADO

Sua rotina semanal está bem definida com 3 horas diárias de estudo. Certifique-se de incluir pequenas pausas durante essas sessões para evitar a fadiga mental. Por exemplo:

• Sessões de estudo: 1h30 de estudo, 10 minutos de pausa, mais 1h30 de estudo.
  • Pausas: Use as pausas para se alongar, tomar água ou fazer uma breve caminhada.

HÁBITOS

Você mencionou que tem as manhãs livres para estudar. Para criar um hábito sólido, tente estudar sempre no mesmo horário e no mesmo local. Isso ajuda seu cérebro a entrar no "modo estudo" mais facilmente. Além disso, recompense-se ao final de cada semana de estudo concluída. Pode ser algo simples, como assistir a um episódio da sua série favorita ou sair para um passeio.

RALOS DE ATENÇÃO

Você já identificou o uso do celular e outros programas como possíveis distrações. Algumas dicas para minimizar essas distrações:

• Celular: Coloque-o em modo avião ou deixe-o em outra sala durante o estudo.
  • Programas: Use aplicativos como o "Focus@Will" ou "Forest" que ajudam a manter o foco bloqueando distrações.

EXERCITE ALÉM DO CÉREBRO

É ótimo que você já tenha planejado atividades físicas para o final de semana. Tente também incluir pequenas atividades físicas durante a semana, como alongamentos rápidos ou uma breve caminhada após o almoço. Isso ajuda a manter a mente fresca e o corpo ativo.

Bons estudos!