Desse tópico vou precisar ler mais sobre, mas um projeto seja ele de um ERP e integração de sistemas eu posso definir um tempo maior para os sprints ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Desse tópico vou precisar ler mais sobre, mas um projeto seja ele de um ERP e integração de sistemas eu posso definir um tempo maior para os sprints ?
Caro Marco,
Obrigado pela postagem!
Quando aplicáveis metodologias ágeis não é recomendável que você tenha sprints superiores a 4 semanas.
Na prática, sabemos, por exemplo, que usualmente implantar um módulo inteiro de um ERP em um determinado departamento leva ao todo bem mais do que 4 semanas.
O que fazemos neste caso e quebrar as funcionalidades oriundas das histórias de usuários em pedaços (tarefas) que caibam neste período de até 4 semanas de uma sprint. Exemplo se vamos lançar as contas de clientes no sistema, podemos trabalhar com filtros para delimitar que tipos de contas lançaremos em cada sprint, tais como: contas obtidas nos últimos 3 meses, com valores superiores a xx reais ou associadas a um determinado segmento de negócio target da empresa no momento.
Com isso, conseguimos ir entregando em pedaços incrementais os valores que o projeto busca e continuar seguindo a abordagem ágil no planejamento e execução do projeto.
Bons estudos!