1
resposta

Planejamento

Tenho dificuldades com planejamento porque atuo na área de suporte de TI, onde grande parte das demandas surge de forma urgente. Isso acaba criando uma rotina em que tudo precisa ser resolvido imediatamente, sem tempo para um planejamento prévio. Com o tempo, acabei me habituando a trabalhar dessa maneira, o que impactou negativamente minha capacidade de planejar.
Hoje, sinto dificuldade em criar um planejamento que possa ser aplicado tanto para mim quanto para minha equipe, o que muitas vezes me deixa perdido sobre como organizar as atividades e prioridades.

1 resposta

Olá, Vitor!

Entendo como pode ser desafiador lidar com a falta de tempo para planejamento, especialmente em uma área como o suporte de TI, onde as urgências são frequentes. Uma abordagem que pode ajudar é adotar uma metodologia de priorização, como a Matriz de Eisenhower, que classifica as tarefas em quatro quadrantes: urgente e importante, importante mas não urgente, urgente mas não importante, e nem urgente nem importante. Isso pode te ajudar a visualizar melhor suas prioridades e a da sua equipe.

Outra dica é reservar um tempo fixo no início ou no final do dia para planejar as atividades. Mesmo que sejam apenas 15 minutos, esse tempo pode fazer uma grande diferença na organização das suas tarefas. Além disso, tente delegar tarefas quando possível, permitindo que você e sua equipe trabalhem de forma mais eficiente.

Por fim, é importante comunicar-se com sua equipe sobre a importância do planejamento e incentivar todos a adotarem práticas que ajudem a gerenciar melhor o tempo e as prioridades. Isso pode incluir reuniões rápidas de alinhamento ou ferramentas de gestão de tarefas que facilitem o acompanhamento das atividades.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se este post te ajudou, por favor, marque como solucionado ✓. Bons estudos!