Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Placar sempre soma e nunca erra

Boa noite,

Quando eu acerto ou quando eu erro, o placar sempre soma.

Segue abaixo meu codigo para analise:

// Variaveis da Bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2;

// Velocidade da Bolinha
let velocidadexBolinha = 6;
let velocidadeyBolinha = 6;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

// Variaveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;

// Variaveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

let colidiu = false;

// placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda(); 
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  //verificaColisaoComRaquete();
  verificaColisaoComRaquete(xRaquete, yRaquete);
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();
  verificaColisaoComRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  incluirPlacar();
  marcaPonto();
}

//criando uma nova funcao
function mostraBolinha(){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha(){
    xBolinha += velocidadexBolinha;
  yBolinha += velocidadeyBolinha;
}

function verificaColisaoBorda(){
    //se tiver tocando a borda
  if (xBolinha + raio > width || 
     xBolinha - raio < 0){
    velocidadexBolinha *= -1;
  }

  if (yBolinha + raio > height ||
     yBolinha - raio < 0){
    velocidadeyBolinha *= -1;
  }
}

function mostraRaquete(x,y){
    rect(x,y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}



function movimentaMinhaRaquete(){
  if (keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -= 10;
  }
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10;
  }
}

function verificaColisaoComRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete){
    velocidadexBolinha *= -1;
  }
}

function verificaColisaoRaquete(x, y){
  colidiu = collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
  if (colidiu){velocidadexBolinha *= -1}
}



function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento /2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}

function incluirPlacar(){
  fill(255)
  text(meusPontos, 278, 26);
  text(pontosDoOponente, 321, 26);
}

function marcaPonto(){
  if (xBolinha > 590){
    meusPontos += 1;
  }
  if (xBolinha < 10){
    pontosDoOponente += 1;
  }
}

Obrigado desde ja, Fernando

2 respostas
solução!

Por que tem duas funções?

function verificaColisaoComRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete){
    velocidadexBolinha *= -1;
  }
}

function verificaColisaoRaquete(x, y){
  colidiu = collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
  if (colidiu){velocidadexBolinha *= -1}
}

A que está correta é a verificaColisaoRaquete .

Obrigado Gabriel, era isso mesmo :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software