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resposta

Placar não marca pontos

//variaveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 25;
let raio = diametro /2;

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;


//variaveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

//variaveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

let colidiu = false;

//Variavel placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda(); 
  mostraRaquete(xRaquete,yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  verificaColisaoRaquete(xRaquete,yRaquete);
  movimentaRaqueteOponente();
  mostraRaquete(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente);
  verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente); 
  incluiPlacar();
  marcaPonto();
}

function mostraBolinha(){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);  
} 

function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda(){
  if (xBolinha + raio > width ||
     xBolinha - raio < 0){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
  if (yBolinha + raio > height ||
     yBolinha - raio < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}

function mostraRaquete(x,y){
  rect (x, y,raqueteComprimento,raqueteAltura);
}


function movimentaMinhaRaquete() {
    if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
        yRaquete -= 10;
    }
    if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
        yRaquete += 10;
    }
}

function verificaColisaoRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete){
    velocidadeXBolinha *=-1;
  }
}

function verificaColisaoRaquete(x,y){
  colidiu = collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha,yBolinha, raio);
  if (colidiu){
       velocidadeXBolinha *=-1;
  }
}

function mostraRaqueteOponente(){
  rect (xRaqueteOponente, yRaqueteOponente,raqueteComprimento,raqueteAltura);
}

function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;
}

function incluiPlacar(){
  fill(255);
  text(meusPontos, 278, 26);
  text(pontosDoOponente, 321, 26)
}

function marcaPonto(){
  if (xBolinha > 590){
    meusPontos += 1;
  }
  if (xBolinha < 10){
    pontosDoOponente += 1;
  }
}

Gente o meu placar não está contabilizando, não sei onde está o erro. Ja refiz algumas vezes e não sei onde errei. Podem me ajudar?

1 resposta

Olá, Juliana! Tudo bem?

Verifiquei seu código e observei que há uma mudança no diâmetro da bolinha aqui na variável let diametro = 25;, essa alteração modificou um pouquinho o valor da sensibilidade durante colisão entre a bolinha e o que definimos como a borda. Portanto, para solucionar esse probleminha, basta uma mudança nos valores da função marcaPonto(), pois assim a Bolinha vai reconhecer quando ultrapassar determinado ponto no eixo x e fará o ponto.

Você pode alterar os valores da marcaPonto() e verificar se funciona:


function marcaPonto(){
  if (xBolinha > 588){
    meusPontos += 1;
  }
  if (xBolinha < 8){
    pontosDoOponente += 1;
  }
}

Copiei e colei seu código no meu P5 para fazer as alterações, qualquer coisa você pode verificar aqui: https://editor.p5js.org/miasensei/sketches/f7lCXE3Xp

Seu projeto está ficando muito bom, parabéns e bons estudos! :)