Beleza Murilo, agora consegui ver seu projeto, obrigada!
Vamos precisar fazer algumas alterações pra que seu jogo possa funcionar conforme o esperado, beleza?
1 - Bolinha agarrando na raquete
Esse é um problema bem comum de acontecer no Scratch e tem origem na proporção de tamanho entre a bolinha e as raquetes. A bolinha não pode ser nem muito pequena e nem muito grande, é preciso que esteja num tamanho proporcional para não agarrar.
Testei no seu jogo e se diminuirmos um pouco o tamanho da bolinha ela para de agarrar na raquete, porém como não tem um tamanho exato é preciso que você vá diminuindo e testando até ver quando ficará num tamanho bacana e irá parar de travar.
Para fazer esse ajuste você pode clicar em bolinha, depois na aba Fantasias e em seguida com a ferramenta Selecionar puxar uma das extremidades para dentro diminuindo o tamanho da bolinha, conforme abaixo:
Nessa parte é importante lembrar que quando você diminuir o tamanho da bolinha será preciso alinhar a bolinha ao centro da tela de desenho de novo, beleza?
2 - Ajustando a pontuação
Aqui vamos ajustar três pontos:
- Quando a gente inicia um novo jogo a pontuação não está sendo zerada, isso acontece pois faltou inserir os códigos de variável
mude meus pontos para 0
e mude pontos do oponente para 0
no bloco de código de início da partida. Corrigindo isso o código ficaria assim:
- Nesse ponto você vai perceber que os pontos ainda não estão sendo computados, isso acontece pois precisamos adequar o sensor de posição da bolinha para funcionar corretamente. Uma boa maneira de verificar quais valores são os mais precisos pra utilizar é arrastar a bolinha para perto da borda e verificar qual valor de
x
aparecerá logo abaixo da tela de jogo, esse valor será o correto a ser usado nos contadores de pontos para o seu jogo:
Observação: como os atores estão centralizados na tela de desenho, você pode fazer essa verificação do valor apenas em um dos lados, o valor para o outro lado será o mesmo apenas mudando o sinal.
- Agora que identificamos o valor vamos incluir no sensor de pontuação
-227
para pontos do oponente
e 227
para meus pontos
. Aqui no bloco de pontuação vamos precisar também separa-lo em dois blocos diferentes para que obtenha um funcionamento melhor durante o jogo por serem contagens independentes, o código ficaria assim:
Pronto, fazendo essas alterações vai corrigir os bugs e seu jogo vai funcionar conforme o esperado. Testa aí e depois me conta o que achou.
Espero ter ajudado e se tiver mais alguma dúvida é só mandar por aqui. Bons estudos =D
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