Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Placar não está pontuando no Scratch e bolinha travada na raquete.

Boa noite a todos da comunidade! Estou com um problema no meu código no Scratch, eu fiz tudo do jeito da aula, porém o meu placar não está pontuando para nenhuma das duas raquetes. Há também o problema da bolinha travar atrás da raquete e o jogo parar.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

4 respostas

Olá Murilo, como vai?

Esses bugs podem acontecer mesmo no Scratch, mas fazendo algumas alterações a gente consegue corrigir.

Pra conseguir te ajudar melhor preciso que você compartilhe o link do seu projeto aqui no fórum, que assim a gente consegue olhar seu código e verificar o que está ocorrendo, beleza?

Para habilitar o compartilhamento do seu projeto é só ir na barra superior do Scratch em Compartilhar e preencher os dados do seu projeto.

Indicação do botão compartilhar na barra superior do scratch

Depois disso é só clicar em Copiar o link e colar aqui na resposta do fórum que aí a gente consegue ver seu projeto e te ajudar melhor.

=)

Olá, Jenifer! Tudo bem? Agradeço a sua atenção. Estarei compartilhando o link do meu projeto com vcs.

https://scratch.mit.edu/projects/607814866/editor

solução!

Beleza Murilo, agora consegui ver seu projeto, obrigada!

Vamos precisar fazer algumas alterações pra que seu jogo possa funcionar conforme o esperado, beleza?

1 - Bolinha agarrando na raquete

Esse é um problema bem comum de acontecer no Scratch e tem origem na proporção de tamanho entre a bolinha e as raquetes. A bolinha não pode ser nem muito pequena e nem muito grande, é preciso que esteja num tamanho proporcional para não agarrar.

Testei no seu jogo e se diminuirmos um pouco o tamanho da bolinha ela para de agarrar na raquete, porém como não tem um tamanho exato é preciso que você vá diminuindo e testando até ver quando ficará num tamanho bacana e irá parar de travar.

Para fazer esse ajuste você pode clicar em bolinha, depois na aba Fantasias e em seguida com a ferramenta Selecionar puxar uma das extremidades para dentro diminuindo o tamanho da bolinha, conforme abaixo:

Indicação de como diminuir o tamanho da bolinha

Nessa parte é importante lembrar que quando você diminuir o tamanho da bolinha será preciso alinhar a bolinha ao centro da tela de desenho de novo, beleza?

2 - Ajustando a pontuação

Aqui vamos ajustar três pontos:

• Quando a gente inicia um novo jogo a pontuação não está sendo zerada, isso acontece pois faltou inserir os códigos de variável mude meus pontos para 0 e mude pontos do oponente para 0 no bloco de código de início da partida. Corrigindo isso o código ficaria assim:

Indicação de inclusão dos blocos de zerar pontos

• Nesse ponto você vai perceber que os pontos ainda não estão sendo computados, isso acontece pois precisamos adequar o sensor de posição da bolinha para funcionar corretamente. Uma boa maneira de verificar quais valores são os mais precisos pra utilizar é arrastar a bolinha para perto da borda e verificar qual valor de x aparecerá logo abaixo da tela de jogo, esse valor será o correto a ser usado nos contadores de pontos para o seu jogo:

Indicação de como identificar qual valor de x será usado nos blocos de código de pontuação

Observação: como os atores estão centralizados na tela de desenho, você pode fazer essa verificação do valor apenas em um dos lados, o valor para o outro lado será o mesmo apenas mudando o sinal.

• Agora que identificamos o valor vamos incluir no sensor de pontuação -227 para pontos do oponente e 227 para meus pontos. Aqui no bloco de pontuação vamos precisar também separa-lo em dois blocos diferentes para que obtenha um funcionamento melhor durante o jogo por serem contagens independentes, o código ficaria assim:

Indicação dos blocos de código de contagem de pontos

Pronto, fazendo essas alterações vai corrigir os bugs e seu jogo vai funcionar conforme o esperado. Testa aí e depois me conta o que achou.

Espero ter ajudado e se tiver mais alguma dúvida é só mandar por aqui. Bons estudos =D

Caso esta resposta tenha resolvido sua dúvida, por favor, marque o tópico como solucionado ✓.Bons Estudos!

Olá, Jeniffer. Eu agradeço a sua ajuda e atenção ao meu projeto. Também peço desculpas pela demora de voltar aqui, foi devido a uns problemas pessoais, mas agora estou retomando os meus estudos. Suas sugestões foram de grande ajuda e realmente eu obtive resultados positivos. Porém ainda acontece alguns bugs como não contar o placar quando a bolinha toca na borda ou ás vezes toca só uma vez e conta mais de dois pontos. Estarei compartihando o link do projeto aqui, já que eu fiz um outro do zero.

https://scratch.mit.edu/projects/622004806/editor/