Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Placa de Rede

Olá, tudo bem? Minha placa de rede mostra como conectada, porém quando dou um ip address o número da rede não aparece. O que pode ser?Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

4 respostas
solução!

Olá, Kauana!

Aqui estão algumas sugestões para resolver o problema:

  1. Verifique a Conexão Física:

    • Certifique-se de que o cabo de rede está corretamente conectado à placa de rede e ao roteador/modem.
  2. Renove o Endereço IP:

    • Tente renovar o endereço IP com os seguintes comandos:
      sudo dhclient -r
      sudo dhclient
      
  3. Verifique as Configurações do DHCP:

    • Verifique se o servidor DHCP do seu roteador está ativo e configurado corretamente. O DHCP é responsável por atribuir endereços IP automaticamente.
  4. Verifique as Configurações de Rede:

    • Verifique se a interface de rede está configurada para obter um endereço IP automaticamente (DHCP). Você pode editar o arquivo de configuração de rede, dependendo da sua distribuição Linux. Por exemplo, no Ubuntu, você pode editar o arquivo /etc/network/interfaces ou utilizar o NetworkManager.
  5. Reinicie o Serviço de Rede:

    • Tente reiniciar o serviço de rede com o comando:
      sudo systemctl restart networking
      
  6. Verifique o Status da Interface de Rede:

    • Use o comando ip link para verificar se a interface está "UP". Se não estiver, você pode ativá-la com:
      sudo ip link set enp0s3 up
      
  7. Logs de Sistema:

    • Verifique os logs do sistema para mensagens de erro relacionadas à rede. Você pode usar o comando dmesg ou verificar arquivos em /var/log/.

Aqui está um exemplo de como renovar o endereço IP:

sudo dhclient -r enp0s3
sudo dhclient enp0s3

Espero ter ajudado e bons estudos!

Lucas, tudo bem? Eu não consigo dar um -r no prompt, ele transforma o - em '

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Lucas, problema resolvido.

1- meu teclado estava com configuração amerecana, então configurei para abnt2 / pt-br 2 - Eu estava selecionando a placa de Ethernet (física), e ai troquei pela de wifi

Vou seguir com os estudos, obrigada pela atenção.

Att,